FATORES CAUSADORES DA EVASÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE 2005-2015 NAS PLATAFORMAS SCIELO, EDUCA E BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES.
Resumo
A evasão é um fenômeno presente em todos os níveis da educação, inclusive no ensino superior e tem sido objeto de muitos estudos e pesquisas educacionais que procuram descobrir suas reais causas. O ensino superior entrou em um processo de expansão a partir do ano de 2007, com a criação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que tinha como lema a reestruturação das universidades federais brasileiras (OLIVEIRA e MORAIS, 2015). Entretanto, tal crescimento trouxe consigo alguns desafios relacionados não somente ao ingresso desse novo público, mas, também a sua continuidade, ou seja, garantir a permanência destes ingressantes sem perder a qualidade pela quantidade, pois se de um lado a IES tem dificuldades em administrar este novo contingente, de outro os novos alunos se vêem, de certo modo perdidos ou com dificuldades de adaptação ao ambiente universitário e suas particularidades. Neste sentido, é necessário compreender o fenômeno da “evasão” (ANDRIOLA, ANDRIOLA e MOURA, 2006). O objetivo desta pesquisa foi identificar os aspectos que têm sido apontados pela literatura como determinantes para o aluno tomar a decisão de evadir do Ensino Superior. Uma vez que estes fatores podem ser de ordem interna ou externa ao aluno e assim se tornarem determinantes na decisão do aluno em evadirse (FURTADO e ALVES, 2012). Este conhecimento é importante, pois oferece subsídios para se traçar planos e metas para minimizar este processo de abandono. Esta pesquisa é parte de um estudo mais amplo que está sendo desenvolvida pelo Departamento de Apoio Psicossociopedagógico – DAPSI/Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unifesspa, o qual objetiva investigar índices de evasão na universidade, bem como os fatores que contribuíram para a desistência do discente.