APORTES TEÓRICOS: UMA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO PARÁ

  • Adriana da Silva Santos
  • Claudiana Gomes Guido
  • Marcelo Gaudêncio Brito Pureza
  • Ana Clédina Rodrigues Gomes

Resumo

O trabalho aqui apresentado trata-se de uma pesquisa em andamento, o qual propõe um levantamento acerca das ações propostas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) junto às escolas de educação básica e dos seus impactos na melhoria da qualidade desse nível de ensino na região Sul e Sudeste do Pará. Para tanto, é necessário compreender o contexto em que se insere a universidade pública brasileira, bem como sua função social no cenário da educação brasileira, fazendo-se necessário entender a relação entre a educação básica pública e as instituições de ensino superior, assim como as estratégias de aproximação dessas instituições através das ações de ensino, pesquisa e extensão. Partimos de um estudo teórico que tem como finalidade refletir sobre as relações entre o modelo neoliberal de desenvolvimento e as políticas de expansão das universidades públicas (MANCEBO, VALE E MARTINS, 2015; FREITAS 1999), além da formação dos profissionais da educação (ROSA e PINHEIRO, 2012), com vistas a discutir seu perfil do profissional a ser formado pelas instituições e da aproximação da universidade com a escola básica pela pesquisa (LUDKE e CRUZ, 2005). Tais reflexões visam ainda nortear as análises a serem realizadas sobre os dados coletados, os quais dizem respeito às ações de pesquisa e extensão com vistas à melhoria da educação básica na região de abrangência da UNIFESSPA. Assim, Mancebo, Vale e Martins (2015) discutem as principais tendências da expansão da educação superior no Brasil, ocorrida a partir de 1995. As autoras organizam suas análises em quatro eixos: o expressivo aumento das instituições de ensino superior com fins lucrativos; o estimulo às modalidades de educação à distância; o incremento dos cursos de pós-graduação, prioritariamente valorizando os cursos que corroboram os modelos empresariais; e as ações do governo federal que impulsionam o aumento do número de vagas, matrículas e cursos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). As autoras ressaltam ainda que esse último eixo se evidencia pela multiplicação dos campi das IFES já existentes, pela expansão do número de instituições, através de programas como o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). É neste movimento que se contextualiza a criação da UNIFESSPA, em 2013, a partir do desmembramento do Campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA), implantado desde meados dos anos 1980, e da criação de outros campi na Região Sul e Sudeste do Pará.

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Biografia do Autor

Adriana da Silva Santos

O trabalho aqui apresentado trata-se de uma pesquisa em andamento, o qual propõe um levantamento acerca das ações propostas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) junto às escolas de educação básica e dos seus impactos na melhoria da qualidade desse nível de ensino na região Sul e Sudeste do Pará. Para tanto, é necessário compreender o contexto em que se insere a universidade pública brasileira, bem como sua função social no cenário da educação brasileira, fazendo-se necessário entender a relação entre a educação básica pública e as instituições de ensino superior, assim como as estratégias de aproximação dessas instituições através das ações de ensino, pesquisa e extensão. Partimos de um estudo teórico que tem como finalidade refletir sobre as relações entre o modelo neoliberal de desenvolvimento e as políticas de expansão das universidades públicas (MANCEBO, VALE E MARTINS, 2015; FREITAS 1999), além da formação dos profissionais da educação (ROSA e PINHEIRO, 2012), com vistas a discutir seu perfil do profissional a ser formado pelas instituições e da aproximação da universidade com a escola básica pela pesquisa (LUDKE e CRUZ, 2005). Tais reflexões visam ainda nortear as análises a serem realizadas sobre os dados coletados, os quais dizem respeito às ações de pesquisa e extensão com vistas à melhoria da educação básica na região de abrangência da UNIFESSPA. Assim, Mancebo, Vale e Martins (2015) discutem as principais tendências da expansão da educação superior no Brasil, ocorrida a partir de 1995. As autoras organizam suas análises em quatro eixos: o expressivo aumento das instituições de ensino superior com fins lucrativos; o estimulo às modalidades de educação à distância; o incremento dos cursos de pós-graduação, prioritariamente valorizando os cursos que corroboram os modelos empresariais; e as ações do governo federal que impulsionam o aumento do número de vagas, matrículas e cursos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). As autoras ressaltam ainda que esse último eixo se evidencia pela multiplicação dos campi das IFES já existentes, pela expansão do número de instituições, através de programas como o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). É neste movimento que se contextualiza a criação da UNIFESSPA, em 2013, a partir do desmembramento do Campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA), implantado desde meados dos anos 1980, e da criação de outros campi na Região Sul e Sudeste do Pará.

Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 70
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Como Citar
Santos, A., Guido, C., Pureza, M., & Gomes, A. (2019). APORTES TEÓRICOS: UMA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO SUL E SUDESTE DO PARÁ. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 1(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/634

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