OS LUGARES E PAISAGENS DE MARABÁ: ENSINAR E APRENDER A PARTIR DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS

Autores

  • Adriane Pinheiro Teixeira
  • Ariane Gomes Campbell
  • Elson Pereira de almeida
  • Jhonatas Wiyvs Mendes Mesquita
  • Marcelo Gaudêncio Brito Pureza

Resumo

Este Banner é a apresentação de uma das ações propostas no Projeto de Extensão intitulado “Os lugares e paisagens de Marabá: ensinar e aprender a partir dos conceitos geográficos”. Esta ação destacada aqui é uma metodologia de ensino que definiremos como “O estudo do cotidiano como metodologia de ensino para a construção dos conceitos lugar e paisagem”. A aprendizagem do conhecimento geográfico – no âmbito escolar – tanto por crianças, adolescentes e adultos, necessita da construção de generalizações da realidade, ou seja, uma aprendizagem a partir da construção de conceitos. Assim, com a aprendizagem dos conceitos geográficos, se constrói um conteúdo da realidade, estabelece o ato de pensar determinado assunto ou conteúdo dentro de uma dinâmica da totalidade dos fenômenos espaciais. Essa ação cognitiva não só elabora como reproduz uma abstração da realidade, fundamental para o desenvolvimento dos processos mentais (VYGOTSKY, 2008), consequentemente, favorece para o desenvolvimento da relação entre abstração e materialidade, contribuindo para a compreensão de relações complexas da realidade. Considera-se ainda que o processo de generalização cognitiva se dá em condições individuais, partindo da singularidade para processo de generalização, da unidade de abstração à formação de conceitos (DAVÝDOV, 1982 apud COUTO, 2011). Segundo Couto (2011) o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de conceitos permite desenvolver as habilidades intelectuais, como, atenção voluntária, memória lógica, capacidade de diferenciação, classificação, análise, síntese, abstração, essenciais para a construção de conceitos, particularmente, os conceitos básicos da Geografia. O ensino da Geografia a partir dos conceitos geográficos, como os conceitos lugar e paisagem, fundamentado na teoria do significado dos conceitos de Vygotsky, possibilita a compreensão da realidade do aluno a partir da leitura do lugar e de suas várias paisagens, também, do desenvolvimento do pensamento prático reflexivo (ZABALA, 1989), tornando o conhecimento aprendido na escola como significativo ao cotidiano do aluno. Em relação à formação dos alunos, desenvolver os conceitos lugar e paisagem (também os outros conceitos-chaves da geografia) reforça a importa social da Geografia enquanto componente curricular da educação básica e seu papel de conduzir o aluno à reflexão da realidade. Em relação à investigação acadêmicocientífica, busca-se testar com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, a metodologia da estimulação dupla na formação de conceitos proposta por Vygotsky (2008). Portanto, quais estratégias metodológicas a serem desenvolvidas no ensino de geografia a partir dos conceitos lugar e paisagem, que possibilitem de forma exitosa a construção dos conceitos geográficos de forma autônoma por parte dos alunos do ensino fundamental da Educação Básica? Considerando que ninguém ensina conceitos, mas, estratégias de ensino que levam o aluno e aluna a construir os conceitos. Propomos desenvolver metodologias de ensino fundamentadas na estimulação dupla criada por Vygotsky para construção dos conceitos lugar e paisagem, assim, estimular processos mentais que possibilitem esses alunos e alunas desenvolverem leitura crítica sobre a realidade vivida por cada um. Sendo assim, define-se os seguintes objetivos: a) Desenvolver laboratórios metodológicos de ensino de conceitos geográficos (lugar e paisagem) a partir da teoria dos conceitos de Vygotsky estabelecendo uma troca de saberes, conhecimentos e experiências entre Universidade, alunos e professores de escolas públicas do município de Marabá; b) Exercitar a relação ensino, pesquisa e extensão através do desenvolvimento da pesquisa de metodologias de ensino sobre lugar e paisagem e a execução das metodologias conjuntamente com professores/as da educação básica em escolas públicas municipais e estaduais de Marabá; c) Promover o pensamento crítico através do desenvolvimento de habilidades intelectuais, como, atenção voluntária, memória lógica, capacidade de diferenciação, classificação, análise, síntese, abstração, essenciais para a construção de conceitos básicos da geografia, particularmente, os conceitos lugar e paisagem; d) Testar metodologias de ensino que possibilitem a construção de conceitos por alunos do ensino fundamental da educação básica de forma autônoma e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento dos processos mentais desses alunos.  

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Teixeira, A. P., Campbell, A. G., almeida, E. P. de, Mesquita, J. W. M., & Pureza, M. G. B. (2019). OS LUGARES E PAISAGENS DE MARABÁ: ENSINAR E APRENDER A PARTIR DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 2(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/684