MONITORIA DA DISCIPLINA ELETRÔNICA ANALÓGICA

  • Tiago Araújo Rocha
  • Fernando de Gusmão Coutinho
  • Cláudio de Castro Coutinho Filho

Resumo

A educação básica no Brasil é alvo de diversas críticas, causadas pelas condições do ambiente de ensino, materiais disponíveis, entre outros fatores. Essas críticas mostram-se oportunas ao se analisar o desempenho médio dos discentes que compõem essa etapa da educação brasileira. A média está muito abaixo de outros países, em condição de desenvolvimento semelhantes à do Brasil, e apresenta uma evolução abaixo do esperado. Essa educação básica de baixa qualidade influencia no desempenho da maioria dos estudantes do ensino superior que entram na faculdade após terem cursado o ensino fundamental e médio em escolas do sistema público de educação. Essas dificuldades são observadas principalmente em relação as áreas das ciências exatas, como matemática e física. Essas dificuldades ocasionam uma grande taxa de reprovação e evasão dos cursos de engenharia, em especial nos primeiros semestres, onde os discentes ainda não se adaptaram ao sistema de ensino que é aplicado na universidade. Nesse contexto, são buscadas algumas alternativas para tentar facilitar a adaptação dos ingressantes nos cursos de engenharia, como palestras e minicursos de apresentação e matérias de introdução ao curso. Além disso, um dos principais meios de auxiliar os discentes em matérias iniciais que representam grande dificuldade é a monitoria. A monitoria é composta por um docente que coordena as atividades e por discentes que tiveram um bom aproveitamento em uma determinada disciplina ou mesmo possuem habilidades em determinados conteúdo. Esses monitores auxiliam outros alunos a adquirir conhecimento adequado e acompanhar o andamento do conteúdo ministrado pelo professor. Com o avanço da tecnologia de integração em escala e dos projetos eletrônicos, o projeto de circuitos integrados tem se tornado acessível para um número cada vez maior de engenheiros [1] através de circuitos transistorizados ou sistemas embarcados. A disciplina de eletrônica analógica figura em um espaço transitório entre as disciplinas de conhecimento básico e as disciplinas de conhecimento específico nos cursos de engenharia elétrica e computação. Na Eletrônica Analógica trabalhamos com quantidades ou sinais que podem ter valores que variam de modo contínuo numa escala [2], esta disciplina possibilita a fixação de conceitos básico da teoria de circuitos, tal como apresenta ao aluno novas técnicas e dispositivos [3] a serem aplicadas nas pequenas áreas de ambos os cursos, tal como, sistemas embarcados, controle e automação e eletrônica. O objetivo da monitoria, através dos monitores, é auxiliar o professor na orientação de alunos, esclarecendo e tirando dúvidas em atividades de classe e/ou laboratório, identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da disciplina, discutir as metodologias, conteúdos e ações a serem priorizados e coordenar grupos de trabalho ou estudo, tendo em vista uma melhora da aprendizagem dos discentes.  

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-01
Visualizações
  • Artigo 183
  • PDF 95
Como Citar
Rocha, T., Coutinho, F., & Filho, C. (2019). MONITORIA DA DISCIPLINA ELETRÔNICA ANALÓGICA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 2(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/651