MONITORIA DA DISCIPLINA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

  • Sara Rivera Ikeda
  • Franciane Silva de Azevedo
  • Fernando de Gusmão Coutinho

Resumo

Este trabalho busca expor o projeto de monitoria assessorado pela Faculdade da Computação e Engenharia Elétrica (FACEEL) e realizado no período 2016.4 na turma de Engenharia da Computação 2015, na disciplina Equações Diferenciais Ordinárias ministrada pela docente Franciane Silva de Azevedo, tendo como coordenador da monitoria o docente Fernando de Gusmão Coutinho e como monitora a discente Sara Rivera Ikeda. Uma das maiores dificuldades para discentes ingressantes em cursos na área de exatas como as engenharias são as disciplinas de cálculo resultando em um grande número de reprovações e evasões, principalmente nos primeiros períodos. Parte da dificuldade parte do princípio onde os alunos não tiveram uma boa base matemática no seu ensino fundamental e médio, impedindo a compreensão e aprendizado completo dos conteúdos, surgindo muitas dúvidas que não possíveis esclarecer somente em sala de aula. O programa de monitoria vem como possível solução para tal problema, tendo como cenário docentes que não possuem disponibilidade para acompanhar individualmente cada aluno. Portanto, esta prática vem a fortalecer o envolvimento e a desmistificação sobre os impactos dos primeiros semestres [1]. A monitoria não somente auxilia os alunos, mas também proporciona aos monitores a experiência de trabalhar de forma amadora como docente, desenvolvendo suas técnicas e conduta ao ensinar. Sendo uma área necessária para engenheiros e profissionais na área das exatas o estudo e a prática de equações diferenciais é imprescindível para discentes em engenharia. Como parte da formação desses profissionais é indispensável, portanto, a compreensão dos conceitos básicos envolvidos nessas equações e da obtenção de suas soluções [2]. O projeto de monitoria busca dar suporte aos discentes a fim de contribuir para o engrandecimento da aquisição de conhecimentos da disciplina em questão e suas faculdades. Portanto, o objetivo principal da monitoria é ajudar os discentes ao esclarecer suas dúvidas na discussão e resolução de exercícios através de um mediador, a monitora, que fornece aos alunos uma atmosfera mais descontraída se comparado aos horários de aula e ainda a oportunidade revisar o conteúdo da disciplina. Além disso, a monitora também auxilia o professor a identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da disciplina, tendo em vista uma melhora no desempenho e aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-01
Visualizações
  • Artigo 89
  • PDF 57
Como Citar
Ikeda, S., Azevedo, F., & Coutinho, F. (2019). MONITORIA DA DISCIPLINA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 2(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/654

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)