POLÍTICAS PÚBLICAS: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE DISCENTE APOIADOR PARA INCLUSÃO ACADÊMICA E A ACESSIBILIDADE NA UNIFESSPA

  • Gerlina Cunha Vieira
  • Pollyanna Santos de Carvalho
  • Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Resumo

O processo de efetivação dos princípios da educação inclusiva nas instituições públicas de ensino superior, requer políticas diversificadas que assegurem condições não somente de ingresso, mas principalmente de permanência com sucesso na formação acadêmica. Este estudo, destaca a análise de uma iniciativa institucional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA, no sentido de garantir a permanência dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação na educação superior. Com o recorte do debate sobre o papel do monitor apoiador nas questões de auxílio pedagógico e atendimento educacional especializado a universitários com deficiência que demandam apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da Unifesspa. A abordagem qualitativa de pesquisa foi adotada, envolvendo procedimentos de análise de documentos, entrevistas semiestruturada com monitores apoiadores, discentes com deficiência apoiados e coordenação do NAIA, que papel e experiência tem sido desenvolvida. Os resultados ilustram que o papel do monitor apoiador, está se constituindo na experiência coordenada pelo NAIA, na dinâmica interativa, equipe do núcleo, bolsista apoiador e discente apoiado, em feedbacks constantes. As práticas de acessibilização de materiais didáticos, acompanhamento em sala de aula, atendimento no NAIA, tem colaborado com a garantia de condições de acessibilidade ao que o discente com deficiência na Unifesspa tem direito. Conclui-se que medidas de inclusão na Unifesspa, tem buscado atender as diretrizes das políticas públicas.

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Publicado
2019-07-01
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Como Citar
Vieira, G., Carvalho, P., & Rabelo, L. (2019). POLÍTICAS PÚBLICAS: A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE DISCENTE APOIADOR PARA INCLUSÃO ACADÊMICA E A ACESSIBILIDADE NA UNIFESSPA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 2(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/694