CONTRIBUIÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APOIO A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NAIA/UNIFESSPA

  • Eline Maiara Belém de Mesquita
  • Thayná Cristina Dias e Dias
  • Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Resumo

No Brasil, o processo de inclusão, acessibilidade e permanência nos IFES, foi implementado por uma série de leis, portarias, decretos e programas para o acesso das pessoas com deficiência na universidade. Dentre elas tem-se a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva que garante escolarização da pessoa com deficiência desde a educação infantil ao ensino superior. Outro programa implementado no que permeia a acessibilidade na educação superior, corresponde ao INCLUIR (2013), viabilizando a criação de Núcleos de Acessibilidade dentro das universidades para promover a inclusão acadêmica, tentando eliminar as barreiras atitudinais e de acessibilidade.
A partir disso, criou-se o programa de apoiador de discentes com deficiência na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará através do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica – NAIA/ UNIFESSPA, com o intuito de efetivar as políticas públicas de inclusão no âmbito universitário. Vimos considerar os limites e contribuições dos bolsistas apoiador, nas funções de transcritor, guia, interprete de LIBRAS, áudiodescrição de imagens, gráficos filmes, tabelas e impressão BRAILLE. Este trabalho tem por objetivo informar a atuação do bolsista apoiador por meio de experiências adquiridas no decorrer do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-30
Visualizações
  • Artigo 96
  • PDF 112
Como Citar
Mesquita, E., Dias, T., & Rabelo, L. (2019). CONTRIBUIÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APOIO A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NAIA/UNIFESSPA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/506

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)