ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA UNIFESSPA: VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS

  • Carlos Gabriel Moreira de Sousa
  • Yanka Beatriz Milhomens de Sousa
  • Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Resumo

O presente trabalho se propõe apresentar a descrição e reflexões sobre a experiência de bolsista apoiador de inclusão e acessibilidade do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica da UNIFESSPA durante o ano de 2018. Busca-se descrever trajetórias dos bolsistas no apoio a uma discente com deficiência física, interações com os pares e professores na dinâmica das aulas, assim como refletir sobre o papel do bolsista apoiador. Ao considerarmos o direito a educação da aluna, o papel do NAIA e de seus bolsistas, os serviços de apoio prestados, trazem contribuições no processo de acesso ao conhecimento próprio do curso da aluna e na realização das atividades acadêmicas. Contudo, cumpre ressaltar a necessidade de aprimoramento na prática pedagógica e interação com a aluna e disponibilização de recursos de tecnologias assistivas para uso cotidiano, inclusive nos laboratórios. O bolsista apoiador contribui para propiciar condições de acessibilidade à inclusão e participação na aprendizagem, atuação está avaliada pela aluna, como essencial.
Palavras chave: Educação Especial, acessibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-25
Visualizações
  • Artigo 141
  • PDF 95
Como Citar
Sousa, C., Sousa, Y., & Rabelo, L. (2019). ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA UNIFESSPA: VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIAS DE BOLSISTAS. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/446

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)