LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DO ENSINO INCLUSIVO: UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PEDAGOGICAS EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PAPIM 2017-2018

  • Ana Caroline dos Santos
  • Juliana Souza da Fonseca
  • Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo

Resumo

O projeto teve finalidade de criar um espaço para o desenvolvimento de atividades teóricopráticas de inovação na área metodológica com alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação que frequentam as salas de recursos multifuncionais, e deste modo, contribuindo com o processo de inclusão escolar desses alunos na educação básica. A finalidade central é promover vivências com discentes de licenciaturas, no diálogo com professores do atendimento educacional especializado e professor do ensino comum que trabalha com discentes com deficiência, com vistas a desenvolver materiais didático-pedagógicos adaptados/acessíveis que funcionem como recursos e tecnologias assistivas no ensino dos conhecimentos escolares a que tem direito. Conforme os preceitos constitucionais determinam que o público alvo da educação especial deve ter seus direitos efetivados, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/96, deva ser assegurando a eles todo o suporte pedagógico que necessitarem (BRASIL, 1996):
[...] delega aos sistemas de ensino a responsabilidade de assegurar uma educação que atenda às necessidades especiais do educando – “currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organizações específicas, professores com formações na área da educação especial e inclusiva (BRASIL, 1996, p. 44).
No contexto desta política nacional (BRASIL, 2008a) a educação especial é um direito do aluno com deficiência, transtorno do espectro autista e superdotação e não poderá se desenvolver em um sistema paralelo e numa perspectiva excludente e separada do sistema regular de ensino, ao contrário, passa a fazer parte da proposta pedagógica da escola, propiciando “o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”, de modo integrado ao trabalho de escolarização no ensino comum com o apoio crucial do serviço de atendimento educacional especializado que funciona para:
[...] identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela (BRASIL, 2008a, p. 9).
Com o intuito de se realizar produções de materiais no apoio a inclusão escolar dos alunos com deficiência, o viés principal do projeto seria a produção de material pedagógico acessível para os alunos das escolas pesquisadas, e através do levantamento de demandas dos professores envolvidos, realizar a análise dos perfis desses alunos com deficiência selecionados. Apresentaremos aqui a experiencia do contato com a escolas, como ocorreu o processo de formações pedagógicas mostrando a importância de elaborar o planejamento diferenciado para contribuir no apoio inclusivo e busca de superar as dificuldades do mesmo e a produzir materiais acessíveis, bem como as dificuldades encontradas que possibilitaram a reformulação do projeto para o ano 2018-2019.
Objetivos:
Mapear modelos de materiais didático-pedagógicos adaptados/acessíveis produzidos e disponíveis na literatura para uso e replicação com alunos público alvo da educação especial;
Desenvolver modelos de materiais didático-pedagógicos adaptados/acessíveis inovadores do ensino para o público de alunos com deficiência visual, surdez, paralisia cerebral, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-08-01
Visualizações
  • Artigo 157
  • PDF 100
Como Citar
Santos, A., Fonseca, J., & Rabelo, L. (2019). LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DO ENSINO INCLUSIVO: UTILIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PEDAGOGICAS EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PAPIM 2017-2018. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/615

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)