PRÁTICAS DE LETRAMENTO NO CONTEXTO DA COMUNIDADE INDÍGENA AMTÁTI KYIKATÊJÊ
Resumo
O presente relatório faz parte do projeto “Produção de material pedagógico e assessoria linguística e literária à escola indígena: contribuição à formação de professores pesquisadores indígenas da Escola Estadual indígena de Ensino Fundamental e Médio Tatakti Kyikatêjê” coordenado pela Dra. Áustria Brito. O projeto tem como intuito, realizar uma assessoria linguística junto à comunidade indígena Kyikatêjê, com a intenção da produção de materiais linguísticos (levantamentos, seleção de registros de textos) em língua indígena, língua portuguesa e literaturas que possam ser incluídos em materiais didáticos para facilitar o ensino da língua indígena na comunidade, já que a mesma passa por um processo de obsolescência em relação a sua língua. Dentro deste projeto de assessoria linguística, construo uma pesquisa em conjunto a comunidade, que tem como base letramento e os gêneros textuais, intitulado; “Práticas de Letramento no Contexto da Comunidade Indígena Amtáti Kyikatêjê” a pesquisa tem o fomento investigar as práticas de letramento, leitura e escrita, utilizando os pressupostos teórico de Street (2007), trabalhando o letramento como uma prática social, plural, que estará relacionada a diversos contextos culturais, entrelaçados as relações de poder e ideologias. Entendemos também, que não é possível trabalhar com a apropriação da prática social da leitura e escrita, sem trabalhar os gêneros textuais, que serão conceituados segundo Oliveira (2010), portanto, no decorrer deste relatório serão apresentadas especificamente as atividades ao qual participei durante a pesquisa, tendo em vista, que este é o primeiro ano do projeto e ainda estamos no processo de construção - implantação do mesmo em conjunto as lideranças da comunidade. Além de contar de forma resumida os processos da pesquisa, como: as leituras teóricas para a compreensão do tema proposto, bem como as reuniões de equipe da pesquisa, as atividades de pesquisa de campo e os resultados obtidos a partir das atividades realizadas, além dos trabalhos apresentados em seminários e encaminhamentos futuros que temos como próximas atividades que poderão ser realizadas.