APOIO ACADÊMICO DAS DISCIPLINAS INICIAIS DE QUÍMICA PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA
Abstract
A dificuldade no aprendizado da Química tem um histórico decorrente na mitificação da disciplina, por apresentar um perfil suposto de dificuldade e difícil compreensão. Grande parte do temor dos alunos, está relacionada a falta de incentivos e propagação do medo boca a boca. É válido citar que parte do não-aprendizado é também atribuído aos professores, não porque não ensinam, mas por acostumar alunos com hábitos viciosos, dessa forma “É imprescindível, entretanto, que o professor saiba que pode e deve auxiliar, mas não pode, por outro lado, perfazer o caminho no lugar dos estudantes” (FRANCISCO JUNIOR, 2010).
O aprendizado é uma relação de mutualismo entre docente e discente, afinal “a compreensão é alguma coisa que não se transmite e que só pode ser operada mediante a participação central do aluno” (ASTOLFI; DEVELAY, 1991). Ao longo do tempo, o discente com uma carga escassa de conhecimento primordial a respeito da matéria, percebe sua dificuldade, tendo assim que buscar meios que sanem sua deficiência no conteúdo da matéria, dessa forma “é necessário que o aprendiz se coloque como controlador do processo” (NARDI, 2010).
O projeto de monitoria teve como objetivo, tutelar discentes nas disciplinas iniciais de Química, onde muita dificuldade é demonstrada por falta de um grande volume de conhecimento. Logo, o projeto visou amenizar e até mesmo sanar certas complicações e receios no aprendizado da Química.