AVANÇOS OBTIDOS A PARTIR DO EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SÓLIDOS III NO PERÍODO 2017.4. DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Abstract
A disciplina de Mecânica dos Sólidos III compõe a grade curricular do curso de Engenharia Civil da Unifesspa, sendo a última componente das três disciplinas que abordam todos os conteúdos referentes a Mecânica dos Sólidos. Diante disso, é evidente a existência de uma linearidade entre os conteúdos de Mecânica dos Sólidos I, II e II.
No período 2016.4 foi identificado um alto índice de reprovação na disciplina, de modo que este resultado pode estar associado a déficit de conteúdo básico abordado nas disciplinas que precedem Mecânica dos Sólidos III, ou seja, é possível que os discentes não tenham absorvido totalmente os conceitos explanados em Mecânica dos Sólidos I e II. Sendo assim, o corpo docente da Faculdade de Engenharia Civil constatou a necessidade de inserção da disciplina no programa de monitoria ofertado pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), afim de melhorar o desempenho dos discentes e auxiliar o professor, haja vista que a execução de acompanhamento individual por parte dos docentes é praticamente inviável devido a elevada demanda de alunos e ao reduzido tempo disponível.
Partindo desse pressuposto, a monitoria surge como uma alternativa para que os discentes recebam um acompanhamento mais acentuado. Sendo assim, o monitor deve fazer uso de ferramentas que consigam sanar as dúvidas pontuais dos discentes, como exemplo, pode-se mencionar a resolução de listas de exercícios junto aos discentes, haja vista que durante a resolução é possível revisar os conteúdos referentes a outras disciplinas da matriz curricular. Vale ressaltar, que a utilização do discente de ensino superior dentro da própria instituição é estabelecido a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diante do exposto, este trabalho visa explanar a respeito dos resultados obtidos com a atividade de monitoria realizada no período de 2017.4