ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS INGRESSANTES E REPROVADOS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DA UNIFESSPA COM BASE NO USO DE RECURSOS DIGITAIS
Abstract
O acesso à nova tecnologia influenciou a forma de viver. Hoje já é possível nos conectarmos com qualquer pessoa, a qualquer momento, a qualquer hora, onde quer que estejamos. Basta estarmos conectados à internet! Essa nova forma de estar no mundo, traz novas perspectivas para todos que dela se deixam envolver.
Nas últimas décadas, a contínua criação de tecnologias de uso pessoal tem modificado a natureza dos processos comunicativos e o acesso a todo tipo de informação. Conectadas às redes, as pessoas trocam mensagens, dialogam, envolvem-se em relacionamentos profissionais, apaixonam-se, praticam ações ilícitas, participam de projetos de toda natureza (BAIER, BICUDO, 2013, p. 421).
A educação também aderiu a essa nova forma de estar no mundo. Vemos agora a possibilidade de uma aula sem a presença física do professor! Quem poderia pensar, há algumas décadas atrás que aulas poderiam ser ministradas sem um professor. Que insulto! Diriam os mais tradicionalistas; seria uma maravilha! Diriam os mais modernos. O fato é que com o advento da internet a educação também passou por uma revolução e o ser professor também se modificou. Uma nova linguagem, novas metodologias, novas formas de interação professor-aluno.
Desse modo, o uso de recursos digitais como estratégia de ensino propiciou ao aluno ingressante da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) oportunidades de revisão e aprendizagem de conteúdos da matemática básica, nas áreas de aritmética básica, álgebra básica, funções, limite e derivada, que permeiam as disciplinas dos primeiros anos dos cursos que possuem disciplinas da área de ciências exatas, como matemática, física, química, engenharias, geologia e afins, possibilitando aos discentes ingressantes e reprovados dos cursos que possuem disciplinas da área de ciências exatas da UNIFESSPA, oportunidades de revisão e aprendizagem de conteúdos da matemática básica, intercaladas com uso de tecnologias digitais.