RELATOS DE ATIVIDADE DE MONITORIA: UM ENFOQUE PARA O APRENDIZADO DE DISCENTES E MONITORES
Abstract
O crescente acesso ao ensino superior, por meio de políticas afirmativas diversas tem modificado a forma de trabalho no ensino superior. Tal modificação tem exigido metodologias diferenciadas para atender a diversidade que se apresenta clamando por permanência na universidade. Em busca de atendimento às novas e velhas necessidades que têm elevado o índice de evasão dos cursos de graduação causado, em particular, por disciplinas de cunho matemático, vê-se na monitoria uma forma de proporcionar atendimento diferenciado e de qualidade, em paralelo ou em turnos alternados, visando a redução de dificuldades conceituais, derivados do frágil ensino médio e a elevação gradativa do rendimento dos alunos nas disciplinas do curso que necessitam da matemática como base. A atividade de monitoria dentro da universidade possui ampla abrangência, pois atinge os três personagens principais do cenário educacional da universidade: o professor que ministra a aula, o aluno que recebe auxílio na disciplina e mais especificamente o monitor que interage com o professor possibilitando notável aprendizado uma vez que o monitor já cursou a disciplina e deste modo pode fixar o conteúdo melhor, além disso permite obter experiência em docência visto que o monitor entra em contato direto com os afazeres do docente acarretando na maturidade do mesmo. Este trabalho baseia-se em um relato de experiência das atividades de monitoria realizadas na disciplina de Matemática II, no segundo semestre de 2016, no curso de Ciências Econômicas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), que tem por função realizar o acompanhamento do professor orientador Josiel de Oliveira Batista, coordenar grupos de estudo e desempenhar tutoria. Lins et al. (2009) afirmam que: [...] monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Ela é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, e tem a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente e a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas. O objetivo deste trabalho é relatar a atividade de monitoria dando enfoque quanto a sua importância para o aluno no que se refere à melhoria no aprendizado, bem como possibilitar ao monitor a oportunidade de obter experiência com a atividade docente.