A MAQUETE CARTOGRÁFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO, ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS
Abstract
O presente projeto teve como relevância a confecção de maquetes em representação tridimensional do espaço geográfico em especifico a micro bacia hidrográfica da Grota do Coringão. A maquete Cartográfica como recurso pedagógico no ensino médio, possibilita que o aluno compreenda a realidade do espaço geográfico em que vive e tenha uma compreensão dos fatores físicos, auxiliando o professor a fazer uma relação entre a teoria e o espaço vivido do aluno, tornando as aulas dinâmicas e atraentes para os alunos. Através da utilização diversificada destes recursos o professor de Geografia assume um importante papel na formação das competências e habilidades necessárias a compreensão do espaço geográfico pelos seus alunos, superando a simples transmissão de informações e memorização de conteúdo. Nesse sentido, a maquete além de representar o espaço geográfico, permite ao aluno à percepção do abstrato no concreto (LUZ; BRISK, 2009). A utilização da maquete como instrumento didático nas aulas de geografia é de grande importância para o ensino da geografia, contribuindo para a formação do discente e seu desenvolvimento cognitivo. A maquete possui uma grande importância e vantagens, sendo uma delas a possibilidade de o aluno visualizar em escala mais detalhada o objeto estudando e nesse caso as características do relevo na cidade estudando Marabá. Segundo Simielli (1991, p. 06): A noção de altitude nem sempre é apreendida nos mapas onde o relevo é apresentado pela hipsometria e/ou curvas de nível, em decorrência do fato de que nas séries iniciais do ensino fundamental os alunos ainda se apresentam com um nível de abstração em desenvolvimento, insipientes para compreender a representação de elementos tridimensionais em superfícies planas (mapas). Desta forma, é importante destacar que a produção destas representações cartográficas como recurso didático para as aulas de geografia, permitirá auxiliar o professor na organização e exposição dos conteúdos trabalhados em sala e contribuirá no desenvolvimento cognitivo do educando de maneira que permita ao aluno compreender a espacialidade dos elementos que influenciam na dinâmica do objeto estudado.