Baraquitã: Revista de Letras e Artes

Notícias

Loucura e literatura

2024-08-26

Loucura e literatura

O pensamento sobre a literatura e sua relação com a loucura data desde pelo menos o Fedro de Platão. Em sua História da Loucura , Foucault analisa a dimensão trágica da loucura na Idade Média ao analisar as figuras da loucura nas histórias de cavalaria. Filósofos e psiquiatras, incluindo Freud e Jaspers, voltaram seus olhares para a literatura para compreender o fenômeno da loucura. Lima Barreto noveliza a loucura e enlouquece a novela na dobradinha O cemitério dos vivos / Diário do hospício . Assim, a literatura sempre esteve interessada na alienação, na marginalização, na ecentricidade, e na loucura, tanto quanto as profissões psi estiveram interessadas na literatura.

Envio até 20 de dezembro de 2024

Saiba mais sobre Loucura e literatura

Edição Atual

v. 3 n. 5 (2024): Propostas, recursos e materiais didáticos para o ensino de línguas e tradução
Dossiê "Propostas, recursos e materiais didáticos para o ensino de línguas e tradução"

Dossiê Propostas, recursos e materiais didáticos para o ensino de línguas e tradução

 

 

v.3, n.5, jan./jun. 2024

Baraquitã: Revista de Letras e Artes

[organização do dossiê: Profa. Dra. Ciléias Alves Menezes, Prof. Dr.  Ewerton Gleison Lopes Branco, Prof. Dr. Lincoln P. Fernandes ]

Publicado: 2024-08-16

Edição completa

Ver Todas as Edições

Baraquitã: Revista de Letras e Artes é resultado dos esforços de alunos e professores dos cursos de graduação em Letras/Português, Letras/Inglês e Artes Visuais do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A revista tem por objetivo registrar e divulgar colaborações que levantem debates na grande área de Linguística, Letras e Artes. Com periodicidade semestral e acesso livre, Baraquitã é aberta a contribuições de graduandos, graduados, pós-graduandos, professores, artistas e pesquisadores em geral, das comunidades interna e externa do ILLA/Unifesspa.