ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2965Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Pueri Digitales, Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoResumo
A relação do indivíduo com a cultura digital na contemporaneidade se estabelece cada vez mais precocemente, sendo generalizado o uso de dispositivos entre crianças nos anos iniciais de sua formação para acessar conteúdos como jogos, desenhos, filmes dentre outras atividades, caracterizando o pueri digitales, para identificação desse público. Esta pesquisa buscou ampliar a reflexão sobre os impactos e benefícios das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no desempenho das atividades pedagógicas para promover o processo de alfabetização e letramento na fase inicial de ensino, que abrange as crianças na faixa etária de três a seis anos de idade, bem como, na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foi elaborado mediante uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, observando estudos disponibilizados na literatura, que contribuem e permitem a identificação de vertentes que apresentam a aproximação das TDIC´s com o desenvolvimento de práticas pedagógicas adotadas no processo de alfabetização e letramento dos pueri digitales. O resultado enfatizou sobre as redes necessárias para aprendizagem da leitura e escrita, assim como a importância do uso de recursos disponíveis no âmbito tecnológico e midiático da atualidade.
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