ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CULTURA DIGITAL

Autores

  • NOBRE, Naiandra Samara Queiroz SEMED Tefé-AM

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2965

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Pueri Digitales, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

A relação do indivíduo com a cultura digital na contemporaneidade se estabelece cada vez mais precocemente, sendo generalizado o uso de dispositivos entre crianças nos anos iniciais de sua formação para acessar conteúdos como jogos, desenhos, filmes dentre outras atividades, caracterizando o pueri digitales, para identificação desse público. Esta pesquisa buscou ampliar a reflexão sobre os impactos e benefícios das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no desempenho das atividades pedagógicas para promover o processo de alfabetização e letramento na fase inicial de ensino, que abrange as crianças na faixa etária de três a seis anos de idade, bem como, na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo foi elaborado mediante uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, observando estudos disponibilizados na literatura, que contribuem e permitem a identificação de vertentes que apresentam a aproximação das TDIC´s com o desenvolvimento de práticas pedagógicas adotadas no processo de alfabetização e letramento dos pueri digitales. O resultado enfatizou sobre as redes necessárias para aprendizagem da leitura e escrita, assim como a importância do uso de recursos disponíveis no âmbito tecnológico e midiático da atualidade.

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Publicado

2025-04-22

Como Citar

Nobre, N. S. Q. (2025). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CULTURA DIGITAL. MPACT rojects, 4(1), 165–178. https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2965

Edição

Seção

05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO