A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2977Palavras-chave:
Formação Profissional, Professor, Educação, EnsinoResumo
O presente trabalho relata o desenvolvimento de uma ação diagnóstica investigativa sobre a formação de professores no perfil da formação inicial e continuada no ensino de ciências naturais e biologia, dando ênfase para a carência de professores com essa formação específica. A discussão acerca da profissão docente analisou a função de desenvolver a formação teórica e científica do aluno, mas também como quem deve promover a sua humanização. O levantamento de dados foi feito para avaliar a demanda de docentes que atuam em disciplinas diferentes de sua formação. O estudo constatou a valorização atribuída pelo professor em relação ao processo de conhecimento, passa a ser equivalente aquela relacionada ao conteúdo a ser desenvolvido na sala de aula, revelando uma preocupação com o processo de ensino e aprendizagem de ciências e biologia. O resultado mostrou a escassez de docentes habilitados nas áreas de ciências naturais e biologia nas escolas de ensino básico. Assim, ressalta-se a importância para a eficácia do trabalho nessas disciplinas, o processo de formação inicial e continuada, para possibilitar a habilitação específica dos professores, por área de atuação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 IMPACT projects

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com o seguinte termo:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação.