A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA

Autores

  • CORTEZÃO, Wesllen SEMED Tefé-AM
  • VELOZO, Rozângela SEMED Tefé-AM
  • CORTEZÃO, Yana Karine Chaves SEMED Tefé-AM

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2977

Palavras-chave:

Formação Profissional, Professor, Educação, Ensino

Resumo

O presente trabalho relata o desenvolvimento de uma ação diagnóstica investigativa sobre a formação de professores no perfil da formação inicial e continuada no ensino de ciências naturais e biologia, dando ênfase para a carência de professores com essa formação específica. A discussão acerca da profissão docente analisou a função de desenvolver a formação teórica e científica do aluno, mas também como quem deve promover a sua humanização. O levantamento de dados foi feito para avaliar a demanda de docentes que atuam em disciplinas diferentes de sua formação. O estudo constatou a valorização atribuída pelo professor em relação ao processo de conhecimento, passa a ser equivalente aquela relacionada ao conteúdo a ser desenvolvido na sala de aula, revelando uma preocupação com o processo de ensino e aprendizagem de ciências e biologia. O resultado mostrou a escassez de docentes habilitados nas áreas de ciências naturais e biologia nas escolas de ensino básico. Assim, ressalta-se a importância para a eficácia do trabalho nessas disciplinas, o processo de formação inicial e continuada, para possibilitar a habilitação específica dos professores, por área de atuação.

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Publicado

2025-04-22

Como Citar

Cortezão, W., Velozo, R., & Cortezão, Y. K. C. (2025). A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLOGIA. MPACT rojects, 4(1), 155–164. https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2977

Edição

Seção

05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO