OS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE FACILITAM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO

ESTUDOS NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE TEFÉ/AM

Autores

  • MORAIS, Shirley Ramos de Universidad Del Sol-UNIDES
  • FELIX, Lidiane Alves Universidad Del Sol-UNIDES

DOI:

https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2981

Palavras-chave:

Métodos de ensino aprendizagem, Alfabetização, Letramento, Estratégias

Resumo

Este artigo consiste em abordar sobre os métodos de ensino-aprendizagem que facilitam a alfabetização e o letramento de alunos do 4° ano do ensino fundamental, no município de Tefé/AM. O trabalho nos revelou uma realidade de distanciamento entre a escola e a realidade vivida pelas crianças, o que dificulta o processo de ensino aprendizagem. Os estudos também mostraram a falta da participação entre as ações pedagógicas e a família dos estudantes. Dessa maneira, praticar a alfabetização na perspectiva de letramento diz respeito ao ensino do código alfabético conciliado com o seu uso social em diferentes ocasiões, onde fica visível a importância das metodologias ativas praticadas pelos professores que apresentaram aulas com resultados exitosos quanto à leitura e escrita.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Morais, S. R. de, & Felix, L. A. . (2025). OS MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE FACILITAM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO: ESTUDOS NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE TEFÉ/AM. MPACT rojects, 4(1), 179–190. https://doi.org/10.59279/impact.v4i1.2981

Edição

Seção

05. IMPACTO AMBIENTAL E MERCADO DE TRABALHO