VIVÊNCIAS DE MONITORIA EM GEOMETRIA PLANA: O ENSINO REMOTO EM FOCO

  • Luzivalda Araújo de Sousa
  • Cecilia Orellana Castro
Palavras-chave: Monitoria acadêmica; Geometria plana; Ensino superior; Licenciatura em matemática; Tecnologias digitais;

Resumo

O trabalho apresentado a seguir visa apresentar relatos e reflexões acerca da vivência de monitoria acadêmica ocorrida na disciplina de Fundamentos de Geometria Plana durante o período de aulas remotas ocasionadas pela pandemia da Covid-19. A partir da pandemia, o ensino e a aprendizagem precisaram ser reinventados, e por consequência, também a maneira como se executaram as monitorias acadêmicas. As discussões já realizadas nesse âmbito contribuíram significativamente, mas não se pode deixar de mencionar que a realidade vivenciada era outra. Por isso, a monitoria em questão ocorreu em dois momentos: o primeiro momento consistiu no uso de algumas ferramentas do Google Workspace, ministrando aulas síncronas, atendendo dúvidas, auxiliando na resolução de exercícios, entre outros; já o segundo momento se deu com o uso do software GeoGebra para a construção de appletssobre os conteúdos trabalhados na disciplina, como atividade complementar. Com base no procedimento metodológico de realização de monitoria mencionado, apresenta-se uma discussão dos resultados para refletir acerca das práticas de monitoria no contexto de ensino remoto. A partir das discussões, observamos que a elaboraçãode materiais didáticos digitais dinâmicos no formato de applets no GeoGebra, pode representar uma oportunidade de efetivação da aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos durante a disciplina, de modo que acredita-se que as vivências relatadas podem dar perspectiva para uma nova atuação de monitoria daqui para frente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzivalda Araújo de Sousa

O trabalho apresentado a seguir visa apresentar relatos e reflexões acerca da vivência de monitoria acadêmica ocorrida na disciplina de Fundamentos de Geometria Plana durante o período de aulas remotas ocasionadas pela pandemia da Covid-19. A partir da pandemia, o ensino e a aprendizagem precisaram ser reinventados, e por consequência, também a maneira como se executaram as monitorias acadêmicas. As discussões já realizadas nesse âmbito contribuíram significativamente, mas não se pode deixar de mencionar que a realidade vivenciada era outra. Por isso, a monitoria em questão ocorreu em dois momentos: o primeiro momento consistiu no uso de algumas ferramentas do Google Workspace, ministrando aulas síncronas, atendendo dúvidas, auxiliando na resolução de exercícios, entre outros; já o segundo momento se deu com o uso do software GeoGebra para a construção de appletssobre os conteúdos trabalhados na disciplina, como atividade complementar. Com base no procedimento metodológico de realização de monitoria mencionado, apresenta-se uma discussão dos resultados para refletir acerca das práticas de monitoria no contexto de ensino remoto. A partir das discussões, observamos que a elaboraçãode materiais didáticos digitais dinâmicos no formato de applets no GeoGebra, pode representar uma oportunidade de efetivação da aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos durante a disciplina, de modo que acredita-se que as vivências relatadas podem dar perspectiva para uma nova atuação de monitoria daqui para frente.

Cecilia Orellana Castro

O trabalho apresentado a seguir visa apresentar relatos e reflexões acerca da vivência de monitoria acadêmica ocorrida na disciplina de Fundamentos de Geometria Plana durante o período de aulas remotas ocasionadas pela pandemia da Covid-19. A partir da pandemia, o ensino e a aprendizagem precisaram ser reinventados, e por consequência, também a maneira como se executaram as monitorias acadêmicas. As discussões já realizadas nesse âmbito contribuíram significativamente, mas não se pode deixar de mencionar que a realidade vivenciada era outra. Por isso, a monitoria em questão ocorreu em dois momentos: o primeiro momento consistiu no uso de algumas ferramentas do Google Workspace, ministrando aulas síncronas, atendendo dúvidas, auxiliando na resolução de exercícios, entre outros; já o segundo momento se deu com o uso do software GeoGebra para a construção de appletssobre os conteúdos trabalhados na disciplina, como atividade complementar. Com base no procedimento metodológico de realização de monitoria mencionado, apresenta-se uma discussão dos resultados para refletir acerca das práticas de monitoria no contexto de ensino remoto. A partir das discussões, observamos que a elaboraçãode materiais didáticos digitais dinâmicos no formato de applets no GeoGebra, pode representar uma oportunidade de efetivação da aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos durante a disciplina, de modo que acredita-se que as vivências relatadas podem dar perspectiva para uma nova atuação de monitoria daqui para frente

Publicado
2022-02-25
Visualizações
  • Artigo 14
  • PDF 11
Como Citar
de Sousa, L., & Castro, C. (2022). VIVÊNCIAS DE MONITORIA EM GEOMETRIA PLANA: O ENSINO REMOTO EM FOCO. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1-5. Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1851