PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ENSINO MATEMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DO RESIDENTE

Autores

  • Elaine Morais da Conceição
  • Cristiane Johann Evangelista
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as repercussões do Programa Residência Pedagógica
– PRP, subprojeto de Matemática, que se configura como um importante espaço de formação continuada para
os futuros professores, possibilitando o estabelecimento de vínculos entre a universidade e a escola, bem como
a troca de experiências entre os professores supervisores e os residentes, enquanto política pública de ensino.
Para atingir o objetivo proposto, determinou-se empregar uma metodologia de projetos de trabalho de caráter
qualitativo, no qual possibilita analisar de maneira subjetiva todos os acontecimentos e percepções, feitos a
partir de referencial teórico sobre o assunto. A proposta deste trabalho compreende discorrer sobre as
potencialidades que o PRP proporciona, tal qual a experiência comum em salas de aula para os futuros
docentes, além dos comportamentos dentro e fora da escola e as considerações acerca do ensino matemático
que direciona as práticas pedagógicas voltadas para o aluno. A partir das análises e argumentos alcançados por
meio da intervenção do Residência Pedagógica, é possível concluir a importância deste como um ótimo
programa que desenvolve ações em sala de aula contribuindo para um ensino de qualidade, assim como uma
docência qualificada.

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Publicado

2025-03-27

Como Citar

Conceição, E. M. da, Evangelista, C. J. ., & Evangelista, D. H. R. . (2025). PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ENSINO MATEMÁTICO SOB A PERSPECTIVA DO RESIDENTE. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3001

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