O LÚDICO NO ENSINO DE PORCENTAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Dheysson Leal dos Santos Junior
  • Dheysson Leal dos Santos
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Resumo

O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma proposta pedagógica composta de
atividades e trabalhos lúdicos, contendo figuras e gráficos usados para aprimorar o ensino de porcentagem nas
classes de ensino fundamental, desenvolvido por acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência (PIBID-Matemática). Com objetivo de apresentar um relatório empírico sobre atividades
investigativas com porcentagem desenvolvidas na turma do 6º ano “C” da Escola Municipal Iron Fernandes
da Silva, em Cumaru do Norte, Pará. Para trabalhar esse conteúdo, foram utilizadas folhas quadriculadas e
folhas contendo gráficos pizza com 25 alunos. Obtendo assim resultados positivos, por meio do material lúdico
os estudantes manifestaram entendimento e compreensão da representação de porcentagem, o que se evidencia
a importância do planejamento de aulas incluindo aplicações de lúdicas com soluções manipuláveis. Observouse que, com a interação do material, a aprendizagem se tornou mais dinâmica, promovendo maior adesão por
parte dos alunos e contribuindo para uma melhoria no entendimento dos conteúdos de porcentagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Junior, D. L. dos S. ., Santos, D. L. dos ., Evangelista, D. H. R. ., & Evangelista, C. J. . (2025). O LÚDICO NO ENSINO DE PORCENTAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3002

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>