O BINGO DAS FRAÇÕES SOB A ÓTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PIBID

  • Dheysson Leal dos Santos
  • Dheysson Leal dos Santos Junior
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Resumo

Este trabalho descreve o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que trata de atividades lúdicas, contendo o jogo de frações, desenvolvido por acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-Matemática). O objetivo é apresentar um relatório empírico sobre atividades investigativas com frações desenvolvidas na turma do 7º ano “B” da Escola Municipal Iron Fernandes da Silva, em Cumaru do Norte, Pará, durante as ações do PIBID. Para tanto, utilizou-se o jogo bingo das frações com 30 alunos, que apresentavam dificuldades nesse conteúdo. Os resultados foram positivos, por meio do jogo os estudantes demonstraram compreensão da representação de frações, o que destaca a importância do planejamento de aulas incluindo aplicações de jogos com problemas. Verificou-se que, com a inserção do jogo de bingo nas aulas, elas se tornaram mais dinâmicas e prazerosas, promovendo maior interação entre os alunos/material-manipulável/professor e contribuiu para uma melhoria na aprendizagem do conteúdo de frações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-06
Visualizações
  • Artigo 14
  • PDF 11
Como Citar
Santos, D., Junior, D., Evangelista, D., & Evangelista, C. (2024). O BINGO DAS FRAÇÕES SOB A ÓTICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO PIBID. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2791

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>