APRENDIZAGEM NO PROJETO DE MONITORIA DE MATEMÁTICA BÁSICA II

  • Gabriel Costa Dourado
  • Rafaela Menezes Braga Lima
  • Helves Belmiro da Silveira

Resumo

O presente trabalho apresenta o desenvolvimento do projeto Monitoria de Matemática Básica II, do curso de Licenciatura Plena em Matemática, ministrado no Instituto de Engenharias do Araguaia (IEA-UNIFESSPA), com o objetivo de auxiliar o professor da referida disciplina, a melhorar a qualidade e o processo de ensino-aprendizagem dos discentes.
As atividades de monitoria para os cursos de graduação da Unifesspa, representam uma excelente e necessária ação, que deve contribuir para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão possam ser desenvolvidas com o dinamismo esperado, explorando ao máximo o potencial dos alunos e proporcionando-lhe condições de aprendizagem que evolua seu desempenho acadêmico.
Muitos discentes do curso de licenciatura em matemática do IEA, apresentam significativa dificuldade com disciplinas relacionadas ao Cálculo, Álgebra e Geometria, o que é constatado através do desempenho insatisfatório de muitos deles nestas disciplinas, notado nos baixos conceitos. Além de ser um grande desafio para o docente, tais dificuldades contribuem para que os problemas de evasão e retenção no curso se intensifiquem, como tem ocorridos nos cursos superiores.
Em seu texto, Polydoro (2000) fala sobre a evasão no ensino superior:
A evasão no ensino superior já vinha sendo tema de diversos estudos isolados [...] como os trabalhos de Rosa (1977), Costa (1979), Maia (1984), Moysés (1985), Hamburger (1986), entre outros. Segundo Braga, Miranda-Pinto e Cardeal (1996), esse tema configurava-se como preocupação das universidades públicas e do MEC desde 1972. (POLYDORO, 2000, p. 45)
Reduzir os elevados índices de reprovação e evasão dos cursos superiores, não se mostra uma tarefa fácil, uma vez que o problema pode ser anterior ao ingresso no ensino superior, como aponta Barreto (1995, apud Reis, 2005):
As causas são muitas e já bem conhecidas, principalmente a má formação adquirida durante o 1º e 2º graus, de onde recebemos um grande contingente de alunos passivos, dependentes, sem domínio de conceitos básicos, com pouca capacidade crítica, sem hábitos de estudar e consequentemente, bastante inseguros. (BARRETO, 1995, apud Reis, 2005, p. 4).
Nesse sentido trabalhamos para que através da monitoria, possamos ajudar a reverter essa situação fornecendo maior suporte aos discentes, proporcionando-lhes condições de permanência, de sucesso no processo de ensino-aprendizagem e promovendo maior interação entre professores e alunos. A monitoria será destinada a disciplina do segundo período do curso denominada Matemática Básica II, oportunidade na qual será possível reforçar conhecimentos básicos que serão muito úteis para as disciplinas futuras no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-07-22
Visualizações
  • Artigo 203
  • PDF 129
Como Citar
Dourado, G., Lima, R., & Silveira, H. (2019). APRENDIZAGEM NO PROJETO DE MONITORIA DE MATEMÁTICA BÁSICA II. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 3(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/451