APRENDIZAGEM NO PROJETO DE MONITORIA DE MATEMÁTICA BÁSICA II
Abstract
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento do projeto Monitoria de Matemática Básica II, do curso de Licenciatura Plena em Matemática, ministrado no Instituto de Engenharias do Araguaia (IEA-UNIFESSPA), com o objetivo de auxiliar o professor da referida disciplina, a melhorar a qualidade e o processo de ensino-aprendizagem dos discentes.
As atividades de monitoria para os cursos de graduação da Unifesspa, representam uma excelente e necessária ação, que deve contribuir para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão possam ser desenvolvidas com o dinamismo esperado, explorando ao máximo o potencial dos alunos e proporcionando-lhe condições de aprendizagem que evolua seu desempenho acadêmico.
Muitos discentes do curso de licenciatura em matemática do IEA, apresentam significativa dificuldade com disciplinas relacionadas ao Cálculo, Álgebra e Geometria, o que é constatado através do desempenho insatisfatório de muitos deles nestas disciplinas, notado nos baixos conceitos. Além de ser um grande desafio para o docente, tais dificuldades contribuem para que os problemas de evasão e retenção no curso se intensifiquem, como tem ocorridos nos cursos superiores.
Em seu texto, Polydoro (2000) fala sobre a evasão no ensino superior:
A evasão no ensino superior já vinha sendo tema de diversos estudos isolados [...] como os trabalhos de Rosa (1977), Costa (1979), Maia (1984), Moysés (1985), Hamburger (1986), entre outros. Segundo Braga, Miranda-Pinto e Cardeal (1996), esse tema configurava-se como preocupação das universidades públicas e do MEC desde 1972. (POLYDORO, 2000, p. 45)
Reduzir os elevados índices de reprovação e evasão dos cursos superiores, não se mostra uma tarefa fácil, uma vez que o problema pode ser anterior ao ingresso no ensino superior, como aponta Barreto (1995, apud Reis, 2005):
As causas são muitas e já bem conhecidas, principalmente a má formação adquirida durante o 1º e 2º graus, de onde recebemos um grande contingente de alunos passivos, dependentes, sem domínio de conceitos básicos, com pouca capacidade crítica, sem hábitos de estudar e consequentemente, bastante inseguros. (BARRETO, 1995, apud Reis, 2005, p. 4).
Nesse sentido trabalhamos para que através da monitoria, possamos ajudar a reverter essa situação fornecendo maior suporte aos discentes, proporcionando-lhes condições de permanência, de sucesso no processo de ensino-aprendizagem e promovendo maior interação entre professores e alunos. A monitoria será destinada a disciplina do segundo período do curso denominada Matemática Básica II, oportunidade na qual será possível reforçar conhecimentos básicos que serão muito úteis para as disciplinas futuras no curso.