PROGRAMA DE MONITORIA GERAL: PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA II COM ABORDAGEM DIDÁTICA DURANTE O PERÍODO LETIVO EMERGENCIAL DA UNIFESSPA

Authors

  • Samira Santos Ferrugine
  • Reinaldo Feio Lima

Keywords:

Prática Pedagógica em Matemática II; Monitoria Geral; Abordagem didática; Ensino remoto.

Abstract

Neste trabalho, apresentamos as vivências ocorridas durante o Programa de Monitoria Geral da
disciplina de Prática Pedagógica em Matemática II (PPMII), ofertado durante o Período Letivo Emergencial
(PLE), destinado aos acadêmicos matriculados na turma 2018 do Curso de Licenciatura em Matemática do
Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA). A monitoria de PPMII objetivou-se em oferecer apoio aos discentes
matriculados na disciplina descrita, possibilitando a redução do índice de evasão em áreas correlatas à
Educação Matemática, onde os alunos receberam suporte do professor e da monitora no formato virtual com
relação aos diferentes tópicos apresentados na ementa do componente curricular. Ao acompanhar o
quantitativo de 51 horas da disciplina, a monitoria precisou desenvolver cinco procedimentos metodológicos
como por exemplo levantamento bibliográfico com tendências do componente curricular. Em suma, os
resultados evidenciaram uma maior comunicação do professor coordenador do projeto com a monitora e os
discentes matriculados. Além de ter alcançado 100% de aproveitamento dos conceitos, sendo que não houve
nenhum índice de reprovados. Por fim, os estudos realizados durante a monitoria favoreceram a troca de
conhecimentos e experiências, além de ter contribuído na formação inicial dos futuros professores que
ensinarão Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2022-02-24

How to Cite

Ferrugine, S. S., & Lima, R. F. (2022). PROGRAMA DE MONITORIA GERAL: PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA II COM ABORDAGEM DIDÁTICA DURANTE O PERÍODO LETIVO EMERGENCIAL DA UNIFESSPA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 5(1), 1–5. etrieved from https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/1804

Most read articles by the same author(s)