O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMÍSSIVEIS EM UMA TURMA DO EJA, SÃO FÉLIX DO XINGU-PA
Abstract
O presente trabalho é fruto de um projeto de ensino sobre o uso das histórias em quadrinhos no ensino de ciências e biologia. Dentre as possibilidades de temas a serem trabalhados, o foco escolhido foi a educação em saúde. Na etapa de revisão bibliográfica, foram analisados vários trabalhos desenvolvidos com o uso das histórias em quadrinhos na educação, e, aliado ao contexto educacional e de saúde do município de São Félix do Xingu, foi escolhida a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s. A partir da escolha do tema, foi elaborada uma historinha sobre as Infecções sexualmente transmissíveis – IST’s, pensando em uma forma lúdica de iniciar a abordagem do tema. já que é um assunto relevante para a educação em saúde e desafiador para o professor tratar dentro de sala de aula. Assim, foi proposta uma abordagem lúdica do tema, utilizando a história em quadrinho como ferramenta motivadora e também de avaliação da aprendizagem dentro da sequência didática proposta, aplicada em uma turma do EJA – Educação de Jovens e Adultos, da rede básica do município de São Félix do Xingu-PA. Na percepção dos(as) discentes a prática pedagógica aplicada foi dinâmica e favoreceu o processo de aprendizagem, que culminou na produção de Histórias em Quadrinhos pelos(as) alunos.