REFLEXÕES SOBRE O COMPONENTE CURRICULAR PCC II – TEXTO DIDÁTICO: PRODUÇÃO E USO
Abstract
A presente comunicação objetiva analisar os trabalhos de monitoria desenvolvidos na disciplina PCC II – TEXTO DIDÁTICO: PRODUÇÃO E USO realizados no semestre 2016.4 do curso de Licenciatura em História- IETU- Unifesspa/Xinguara. A referida disciplina constitui-se como integrante do Núcleo de Formação Docente do atual Projeto Pedagógico do Curso e caracteriza-se como um componente fundamental na formação dos discentes do referido curso, principalmente no que corresponde às experiências em análise, produção e uso de materiais didáticos no Ensino de História. Levando em consideração que o livro didático tem sido, “desde o século XIX, o principal instrumento de trabalho de professores e alunos, sendo utilizado nas mais variadas salas de aula e condições pedagógicas, servindo como mediador entre a proposta oficial do poder e expressa nos próprios currículos e o conhecimento escolar ensinado pelo professor” (BITTENCOURT, 1997, pp. 72-73), realizamos uma disciplina que objetivou analisar a História e Historiografia dos livros didáticos de História no Brasil, observando a inserção, veiculação e uso deste instrumento no ensino de História, refletindo acerca dos elementos constitutivos do livro didático (projeto gráfico, estrutura, mercado editorial, textos, imagens), atentando para seus processos de elaboração e veiculação no mercado editorial brasileiro, historicizando as camadas discursivas e as representações historiográficas expressas nos textos e imagens deste documento, dialogando acerca dos exercícios avaliativos do livro didático de História, analisando suas estruturas, conceituações, público-alvo e desempenhos no ensino desta disciplina.