RELATOS DE EXPERIENCIA DE MATEMÁTICA I, NO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Abstract
A matemática sempre foi vista por alguns alunos como algo complexo no ensino superior independentemente de qual curso faça. De acordo com site G1, em agosto de 2013, apenas 44% dos alunos de engenharia na última década terminaram o ensino superior. Nas outras graduações não é diferente, pois disciplinas como Cálculo, Álgebra dentre outras, se apresentam como fortes obstáculos e, para os alunos poderem sobreviver a estas disciplinas precisam ter uma boa base matemática Educação Básica, porém muitos não adquirem conteúdos básicos que seriam imprescindíveis para o bom andamento das disciplinas mencionadas e, por isso acabam tirando notas baixas, desestimulando-se e, consequentemente, acabam desistindo do curso. Para resolve esse problema ou, no mínimo, tentar diminuir as notas baixas e a evasão de alunos na universidade foi criado o Programa de Monitoria pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (DIPROJ) e com parceria com as faculdades de cada curso, sendo essa a qual participei como monitor no período de 11 de julho a 6 de outubro de 2016, com 20 horas semanais disponíveis para o curso de Economia. Basso (2015), afirma que a monitoria
É uma maneira de ensino e aprendizagem que coopera na formação integrada dos discentes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atua como mecanismo para melhoria do ensino de graduação de modo que faça com que o aluno exponha suas dificuldades e dúvidas com outro também aluno, utilizando uma maneira mais informal de comunicação e aprendizado, promovendo uma cooperação mutua entre eles, além da vivência com o professor e como suas atividades técnico-didáticas (BASSO, 2015, pág 1).
Assim, esse trabalho tem por objetivo proporcionar atendimento diferenciado e de qualidade, em paralelo ou em turnos alternados, visando a redução de dificuldades conceituais derivados do frágil ensino médio e a elevação gradativa do rendimento dos alunos, nas disciplinas do curso, que necessitam de matemática como base