Sobre a Revista

A ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação é uma publicação digital de livre acesso e gratuita, semestral, da Faculdade de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (FECAMPO/UNIFESSPA), Marabá, Pará, Brasil. Este periódico nasce da necessidade de reunir vozes que defendam uma produção de conhecimentos mais democrática, a partir de diálogos entre fazer científico e modos de produção e apropriação de conhecimentos oriundos das lutas sociais por educação de qualidade. Neste sentido, o foco principal é o de fomentar o debate multitemático e interdisciplinar que envolva movimentos sociais, campesinato, educação, sociedade, cultura, natureza e prática docente. A revista tem missão de divulgar textos que agenciem uma produção científica compromissada em provocar o debate sobre questões contemporâneas, resultantes de reflexões teóricas, ações pedagógicas e experiências exitosas, que levem em conta a participação social, política e emancipatória dos sujeitos envolvidos na construção deste processo.

A ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação é composta pelas seguintes sessões:

- Artigos Científicos: trabalhos resultantes de pesquisas empíricas e/ou teóricas que apresentem consistência, objetivos claros, fundamentos teóricos e metodológicos adequados, envolvendo reflexões nas várias áreas do conhecimento;

- Relatos de Experiência: descrição e análise de vivências oriundas de projetos inovadores, intervenções pedagógicas, experiências em sala de aula, trabalhos de campo, entre outros, refletindo teoricamente sobre processos e resultados.

 

A ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação publica trabalho de estudantes de graduação e de pós-graduação, de professores da educação básica e do ensino superior, de pesquisadores e demais interessados. Os textos serão avaliados por pares, buscando promover e divulgar pesquisas e experiências de diferentes áreas, contribuindo para a educação formal e/ou não formal, levando em consideração a relevância social e o caráter interdisciplinar das produções.

Os trabalhos submetidos ao periódico não poderão ter sido publicados por outro periódico, não sendo permitido a submissão em outra revista até o parecer do Conselho Editorial, assim como, caso o artigo seja aceito, não é permitida a submissão para outro periódico. Trabalhos apresentados em eventos poderão ser submetidos à revista, sendo necessário informar ao Conselho Editorial.

O conteúdo dos artigos publicados é de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião do Conselho Editorial.