Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB).
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Submissões.

Diretrizes para Autores

Modelos
Orienta-se que os autores sigam as instruções contidas no modelo de artigo disponibilizado no formato DOCX: Template_ReDiPE, editando o seu texto diretamente no arquivo disponibilizado, visto que estes já estão formatados dentro das normas da ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação.

No ato da submissão, os autores devem enviar o Termo de submissão de artigo, declaração de ineditismo e originalidade, termo de autorização para publicação e, cessão dos direitos autorais, preenchido e assinado.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. 

  1. Os manuscritos devem ser digitados em Word, no formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entrelinhas 1,5 e justificado.
  2. Os artigos e relatos de experiências devem ter entre 10 e 15 páginas.
  3. O autor deve submeter a versão cega no sistema, de acordo com o modelo do Template. A versão cega será utilizada no processo de avaliação duplo-cega, portanto não deve ter nenhuma identificação da autoria do texto, como nome, filiação institucional e e-mail. Caso o autor cite seus próprios trabalhos no artigo, o mesmo deve substituir por “(Autor)”. Informações como nome, titulação, filiação institucional, e-mail e ORCID de cada autor devem ser inseridos nos metadados no momento da submissão e serão inseridos na versão para publicação, após aprovação do texto.
  4. Título: centralizado, em negrito, maiúsculo, fonte Times New Roman, tamanho 14.
  5. Resumo: Na língua do texto. Deve ser redigido em um único parágrafo sem recuo, com extensão de 100 a 250 palavras. Deve conter uma breve apresentação do tema, principal objetivo, metodologia utilizada, síntese dos resultados e conclusões. Inserir de 3 a 5 palavras-chave.
  6. Introdução: recomenda-se que na introdução seja apresentada a delimitação do assunto, objetivos da pesquisa, justificando a partir da literatura, a importância do estudo e a contribuição para a área temática e as possíveis lacunas que o estudo pretenderá ocupar.
  7. Referencial Teórico: deve apresentar os embasamentos teóricos do trabalho. Pode ser dividido em seções e subseções, de acordo com o tema abordado.
  8. Metodologia: deve descrever a metodologia realizada e os instrumentos metodológicos utilizados. Recomenda-se subsidiar teoricamente a metodologia.
  9. Resultados e discussões: orienta-se que os resultados (parciais ou finais) sejam apresentados e analisados. Recomenda-se fazer relação com o referencial teórico e objetivos do estudo, de forma a responder às questões apresentadas.
  10. Considerações Finais: apresenta conclusões da pesquisa, deixando claro as contribuições da pesquisa, bem como possíveis limitações e possibilidades de continuidade do estudo.
  11. As referências bibliográficas devem ser listadas em ordem alfabética conforme normas:

 

Livro:

SOBRENOME, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo sem negrito. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

 

Capítulo de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro em negrito: subtítulo sem negrito.  Local de publicação: Editora, ano de publicação, página inicial-página final.

 

Dissertações, Teses e Trabalhos Acadêmicos:

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação (ou tese) em negrito. Data. Número de Folhas. Categoria (Curso) – Instituição em que foi defendida, Local, Data.

 

Artigo de periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-página final, mês(es). Ano.

 

Publicação impressa em papel e via Internet

Quando está disponível em versão impressa faz-se primeiro a referência da publicação em papel (geralmente são publicações periódicas) e depois menciona o acesso através da Internet.

 

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo se houver. Nome do periódico em negrito, cidade, v. , n. , p. inicial – final, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano. Disponível em: <URL completa>. Acesso em: dia mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

 

Cadastro no ORCID (obrigatório)

Como parte do fluxo editorial da ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, faz-se necessário a inclusão do ORCID durante o processo de submissão de qualquer texto a Revista. Caso aprovado, o texto só será publicado após inclusão de ORCID de todos os autores. O ORCID pode ser criado rapidamente e gratuitamente no link: https://orcid.org/register

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.