Chamada para Dossiê Temático: Educação do Campo e Movimentos Sociais

2019-12-04

Para proposta do primeiro dossiê da ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, a ser publicado em junho de 2020, terá como temática Educação do Campo e Movimentos Sociais na luta e resistência dos camponeses. A abertura deste periódico com esta temática representa a importância que há na luta pela Educação do Campo com o protagonismo dos Movimentos Sociais do campo. Por isso, consideramos relevante propor a publicação de um Dossiê composto por artigos, discutindo práticas, lutas dos movimentos sociais pelo direito à educação dos camponeses, assim como seus desafios para a garantia do acesso e permanência na Educação Básica e Superior em nosso país, onde historicamente, os camponeses estiverem privados do direito à educação escolar.

O propósito do Dossiê é priorizar a reflexão sobre as diversas experiências e práticas de luta por educação dos camponeses formuladas na perspectiva da Educação do Campo e sua relação com os Movimentos Sociais, considerando que, nas duas últimas décadas, as lutas camponesas juntamente aos movimentos levaram o Estado brasileiro a reconhecer e incorporar no escopo de suas ações, programas e políticas que ampliassem a garantia deste direito aos camponeses.

Desta forma, é que na história recente do Brasil vemos o Movimento de Educação do Campo, que emerge no final de 1980, fomentar a criação de uma referência teórica, política e metodológica no que diz respeito à construção de um projeto educacional que possa atender às demandas das populações que residem e trabalham no espaço campesino. Esta pauta caracteriza-se pela preocupação em construir um projeto de escola vinculado a um projeto de campo e de sociedade numa perspectiva que coloque o campesinato como um sujeito de direitos, não somente na perspectiva de sua integração à dinâmica social existente, mas principalmente, na perspectiva de sua transformação, na direção de condições mais justas e igualitárias para todos.

Neste sentido, consideramos relevante organizar e tonar pública a produção de conhecimento que tem registrado, a partir de pesquisas na área da Educação do Campo, os avanços conquistados por estas políticas públicas e sistematizar os desafios que ainda precisam ser enfrentados para sua consolidação. Com esta perspectiva, os convidamos a integrar conosco o desafio de produzirmos juntos ao Dossiê “EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS”.

Envio de artigos até dia 31 de março de 2020. Publicação do dossiê em junho de 2020.

Acesse: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/about/submissions

Organizadores:

Profa. Dra. Maria de Fátima Almeida Martins (UFMG)

Prof. Dr. Leandro Luciano da Silva (UNIMONTES)