Dossiê “O Ensino da Matemática nos Anos Iniciais: reflexões e desafios para os professores da Educação Básica”.

2020-10-08
Novo Dossiê para a revista ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, a ser publicado em junho de 2021, terá como temática o Ensino da Matemática nos Anos Iniciais, tratando acerca das reflexões e desafios que afrontam os professores no ensino desta disciplina. Fazendo uma busca em periódicos nacionais, vemos com preocupação a pouca quantidade de números temáticos que consolidem um espaço para a análise, reflexão, divulgação e disseminação de trabalhos resultantes de pesquisas empíricas e/ou teóricas ou de relatos de experiência sob o ensino da matemática nos anos iniciais. Um fato que que não concorda com o atual aumento do desenvolvimento de pesquisas que discutem o ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, consideramos a necessidade de divulgar as contribuições por meio de um Dossiê, para que conhecimentos relativos a essa temática possam alcançar docentes da Educação Básica. Desse modo, reunir diferentes estudos que abordam esse tema, permitirá vislumbrar parte do cenário da pesquisa atual, que está sendo desenvolvida tanto no Brasil como em outros países da América Latina e em alguns países da península ibérica. Por isso, o nosso objetivo é promover reflexões sobre estudos acadêmicos que tratam sob os desafios que afrontam os professores que ensinam Matemática nestes segmentos de ensino, com o intuito de incentivar ao aprofundamento do estudo na temática. Sendo assim, consideramos que a ReDiPE é um espaço ideal e oportuno para fomentar este tipo de diálogo com as perspectivas da Educação Matemática nos Anos Iniciais. Com essa perspectiva, os convidamos a integrar conosco a produção do Dossiê “O Ensino da Matemática nos Anos Iniciais: reflexões e desafios para os professores da Educação Básica”. Datas Envio de artigos até 31 de março 2021. Publicação do dossiê em junho 2021. Editores Convidados: Profa. Dra. Luanna Priscila da Silva Gomes (UFRN, Brasil) Profa. Me. Dignora del Carmen Avarullo Rondon (UNEG, Venezuela) Prof. Me. Luis Andrés Castillo Bracho (Aprender en Red, Venezuela)