CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO EM DOSSIÊS
A ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação convida para submissão nos dossiês abaixo relacionados, observando os prazos previstos. Os artigos devem ser submetidos conforme normas da revista (vide Template_ReDiPE). No ato da submissão, os autores devem enviar o Termo de submissão de artigo, declaração de ineditismo e originalidade, termo de autorização para publicação e, cessão dos direitos autorais, preenchido e assinado. Os artigos submetidos relacionados às temáticas dos dossiês serão avaliados e, caso aprovados, publicados nos períodos previstos. Os artigos submetidos não relacionados às temáticas dos dossiês serão avaliados de forma contínua e publicados na seção VARIA, de acordo com o fluxo editorial da revista.
Dossiê: Ciências, diferença e educação: experimentações, possibilidades
Organizador/a/es/as: Dra. Alice Copetti Dalmaso (UFSM); Dra. Fernanda Monteiro Rigue (UFU); Dr. Tiago Amaral Sales.
Submissão: até 28 de fevereiro de 2023.
Publicação: junho de 2023.
Resumo: O Dossiê “Ciências, diferença e educação: experimentações, possibilidades” apresenta como proposição tornar vivo o conjunto multiplicador das diferenças que habitam a educação, dando ênfase para os possíveis enlaces, contribuições e perspectivas potencializadas pelo que conhecemos por ensino de ciências da natureza e/ou educação científica. Deseja-se estabelecer convites aos/às futuros/as leitores/as, ao proliferar experimentações, práticas, poéticas, teorias, espaços, situações, a partir de diferentes óticas e teorias - Estudos Culturais, Teoria Queer, Filosofias da Diferença, Estudos Feministas, Estudos Pós-coloniais e Decoloniais, MultiEspécies, entre outras - um chão profícuo e visionário de possibilidades para pensar, sentir e viver a educação científica no território brasileiro. Como um modo de publicizar essa evocação uníssona, o Dossiê constitui um chamado àqueles/as que possam estar interessados/as em compor escritas frente à multiplicidade e especificidades das existências, mundos e seres - diferença - que a educação em ciências é capaz de abraçar e, sobretudo, inventar.
Dossiê: Educação do Campo em múltiplas perspectivas: ensino, formação e contemporaneidades
Organizador/a/es/as: Dra. Liziany Müller (UFSM); Dr. Ivanio Folmer (UFSM); Ma. Gabriella Eldereti Machado.
Submissão: até 31 de agosto de 2023.
Publicação: dezembro de 2023.
Dossiê: Perspectivas contemporâneas sobre o Transtorno do Espectro Autista: educação, saúde e sociedade
Organizador/a/es/as: Dr. Leonardo Rocha de Almeida (Semed/Porto Alegre); Dra. Rosemari Lorenz Martins (Universidade Feevale); Dra. Lovani Volmer (Universidade Feevale); Ma. Viviane Cristina de Mattos Battistello.
Submissão: até 29 de fevereiro de 2024.
Publicação: junho de 2024.
Dossiê: Decolonialidade na Educação em Ciências - a insurgência necessária
Organizador/a/es/as: Dra. Suzani Cassiani (UFSC); Dra. Patrícia Montanari Giraldi (UFSC); Dr. Marcelo Silva (UFSC); Dr. Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ); Dr. Celso Sánchez Pereira (Unirio); Me. Marcius Vinicius Borges Silva (UFRJ); Dra. Alejandra Irina Eismann; Dr. Irlan von Linsingen (UFSC).
Submissão: até 31 de agosto de 2024.
Publicação: dezembro de 2024.