Experimentos nas aulas de Ciências com alunos do Projeto Residência Pedagógica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonathas Pontes Athias: UM RELATO DE VIVÊNCIA

  • Géssica Lima da Silva
  • Josiel Carvalho
  • Sheila Maysa da Cunha Gordo
  • Iris Maria de Moura Possas

Resumo

O referido trabalho é um relato de experiências, e tem como objetivo socializar a vivência e a prática educacional em um projeto de ensino e apresentar um trabalho desenvolvido através do programa residência pedagógica no curso licenciatura em Ciências Naturais ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonathas Pontes Athias, localizada no município de Marabá. Foi realizado a partir de intervenções pedagógicas por meio da utilização de 6 experimentos científicos em aulas de ciências com alunos do 6° ao 9° ano, com base nos conteúdos estudados em sala de aula e nos conteúdos aplicados nas provas da Olimpíada Nacional de Ciências. Foi possível a realização de aulas mais dinâmicas e atrativas, no caso, utilizando materiais de fácil acesso que demonstram a ciência no dia-a-dia. A experiência na sala de aula contribuiu como parte integrante da formação dos alunos e do bolsista do PRP bem como a participação e interação dos mesmos nas atividades propostas, concluindo que o programa traz possibilidades diversas para que futuros profissionais possam mudar a realidade da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-05
Visualizações
  • Artigo 17
  • PDF 11
Como Citar
Silva, G., Carvalho, J., Gordo, S., & Possas, I. (2024). Experimentos nas aulas de Ciências com alunos do Projeto Residência Pedagógica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonathas Pontes Athias: UM RELATO DE VIVÊNCIA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2718

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>