IMPORTÂNCIA DA AULA EXPERIMENTAL COMO MÉTODO DE INTERAÇÃO COM O CONTEÚDO PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II PARTICIPANTES DO PRP NA E.M.E.F PEDRO PERES FONTENELLE - MORADA NOVA - MARABÁ- PA

Autores

  • Nataliane Passos do Nascimento
  • Aldaleia Ribeiro Ferreira
  • Iris Maria de Moura Possas
  • Sheila Maysa da Cunha Gordo

Resumo

O ensino de ciências encontra barreiras em ambiente educacional, a mais frequente é a desmotivação ou a falta de atenção dos alunos com os conteúdos abordados. O tema densidade é um exemplo de conteúdo de ciências que mesmo sendo de fácil compreensão para os alunos, enfrenta tais problemas em seu ensino. Visando uma solução dinâmica e lúdica para esta problemática este artigo tem o objetivo de expor a aula prática experimental como uma ferramenta eficaz no ensino de ciências. O método consiste em observar e relatar os momentos de interação do aluno com o conteúdo, quantificando a presença total e a quantidade de alunos participando ativamente em cada momento. A metodologia desta aula realizada com alunos do ensino fundamental II da E.M.E.F Pedro Peres Fontenelle, utiliza o experimento da densidade com ovos em água doce e salgada. A utilização desta ferramenta proporcionou uma participativa, ficando evidente a importância dos experimentos em aulas de ciência. Este trabalho visa conscientizar os benefícios das ferramentas metodológicas na educação em ciências por meio de uma visão prática observada durante o Projeto Residência Pedagógica do curso de Ciências naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-05

Como Citar

Nascimento, N. P. do, Ferreira, A. R., Possas, I. M. de M., & Gordo, S. M. da C. (2024). IMPORTÂNCIA DA AULA EXPERIMENTAL COMO MÉTODO DE INTERAÇÃO COM O CONTEÚDO PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II PARTICIPANTES DO PRP NA E.M.E.F PEDRO PERES FONTENELLE - MORADA NOVA - MARABÁ- PA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 7(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2721

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>