PERSPECTIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE NO PIBID

  • Késsia Maria Ferreira de Oliveira
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Resumo

O presente trabalho reflete sobre uma atividade lúdica para o ensino de multiplicação e a conscientização sobre o reflorestamento e o cuidado com o meio ambiente. O objetivo principal foi investigar, por intermédio de uma prática educativa interdisciplinar, a potencialidade do jogo Corrida da sementinha, utilizado para o ensino de problemas de multiplicação e reflorestamento em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita, no município de Santana do Araguaia - PA. Por meio de uma pesquisa qualitativa e análise interpretativa das ações e atitudes dos alunos, verificamos que a competição fez com que eles se sentissem mais motivados em aprender matemática e praticar ações de cuidado com o meio ambiente, gerando participação ativa na resolução dos problemas. O jogo se mostrou uma excelente ferramenta de ensino, pois obtivemos respostas positivas em relação à aprendizagem dos alunos, que demonstraram mais interesse e facilidade na resolução, com a mediação da bolsista e cooperação entre os colegas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-06
Visualizações
  • Artigo 7
  • PDF 9
Como Citar
Oliveira, K., Evangelista, D., & Evangelista, C. (2024). PERSPECTIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE NO PIBID. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2795

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>