PESCARIA MATEMÁTICA - RELATANDO EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Mileide Araújo da Cruz
  • Camila de Souza Rodrigues
  • Cristiane Johann Evangelista
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista

Resumo

Este trabalho descreve uma experiência do Programa Residência Pedagógica, realizada no período 2023.3, no qual bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Sudeste Sudoeste do Pará - Unifesspa, realizaram uma intervenção no ensino de potenciação e radiciação. O objetivo é investigar as potencialidades do jogo Pescaria matemática para aprimorar as habilidades de potenciação e radiciação dos estudantes de uma turma do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Irmão Pio Barroso. O apoio de um professor da unidade escolar foi fundamental para o sucesso da atividade, que envolveu a construção e apresentação de materiais didáticos específicos. O estudo de caso conduzido neste projeto buscou analisar como as atividades com jogos pedagógicos contribuíram para as práticas de aprendizagem reflexiva dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que essa abordagem pedagógica teve um impacto positivo, fortalecendo as relações entre os bolsistas, os alunos e a educação, promovendo um aumento significativo no conhecimento matemático dos estudantes e incentivando o compartilhamento de conhecimento. Concluímos que o uso de jogos pedagógicos na sala de aula se mostrou uma maneira eficaz de melhorar as práticas pedagógicas, tornando o ambiente de aprendizagem mais envolvente e dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-06
Visualizações
  • Artigo 14
  • PDF 9
Como Citar
Cruz, M., Rodrigues, C., Evangelista, C., & Evangelista, D. (2024). PESCARIA MATEMÁTICA - RELATANDO EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2796

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>