SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: LEVANDO A GEOMETRIA ESPACIAL PARA A SALA DE AULA

  • Hidhazio dos Santos Machado
  • Liliane Rodrigues Honorato
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Resumo

Vivemos cercados de formas, ideias e sólidos geométricos, porém o ensino de Geometria Espacial
por vezes parece distante da realidade e de difícil compreensão aos alunos. Neste contexto, o objetivo do
trabalho foi investigar as potencialidades didáticas de uma prática educativa lúdica, com construção de
materiais didáticos e uso de objetos do cotidiano para o ensino de sólidos geométricos, em uma turma de 6º
ano do Ensino Fundamental, em Cumarú do Norte - PA. Por meio de uma análise descritiva das ações dos
alunos, verificamos que a construção dos materiais didáticos, a visualização e manipulação de objetos e a
participação no jogo quem sou eu, promoveram a compreensão da identificação dos sólidos e de suas
propriedades. A participação ativa dos alunos gerou maior compreensão do conteúdo, evidenciando que o uso
de materiais concretos em Geometria Espacial é um recurso adequado para tornar o ensino eficaz e
prazeroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-06
Visualizações
  • Artigo 11
  • PDF 22
Como Citar
Machado, H., Honorato, L., Evangelista, D., & Evangelista, C. (2024). SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: LEVANDO A GEOMETRIA ESPACIAL PARA A SALA DE AULA. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 7(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/2799

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>