LABIRINTO DA MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO E NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumo
O presente trabalho reflete sobre uma atividade lúdica, o jogo labirinto da matemática, para o ensino
das quatro operações matemáticas, realizada durante a execução do projeto PIBID, aplicada na Escola Estadual
de Ensino Fundamental Professora. Therezinha Abreu Vita, em Santana do Araguaia - PA. O objetivo principal
é relatar as potencialidades didático-pedagógicas do jogo labirinto da matemática em alunos do oitavo ano
santanense. A pesquisa descritiva possui abordagem qualitativa, com observação participativa em contato
direto com os estudantes. Como resultados, a atividade lúdica promoveu o desenvolvimento de habilidades
matemáticas de forma divertida, desafiando os participantes a resolverem problemas que surgem à medida que
avançam pelo labirinto. Ao longo do percurso, os jogadores encontraram desafios com cálculos, onde
utilizaram cálculo mental. Esse formato incentivou o pensamento crítico e o raciocínio lógico, promovendo o
aprendizado de maneira dinâmica e interativa.