LABIRINTO DA MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO E NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Késsia Maria Ferreira de Oliveira
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Resumo

O presente trabalho reflete sobre uma atividade lúdica, o jogo labirinto da matemática, para o ensino
das quatro operações matemáticas, realizada durante a execução do projeto PIBID, aplicada na Escola Estadual
de Ensino Fundamental Professora. Therezinha Abreu Vita, em Santana do Araguaia - PA. O objetivo principal
é relatar as potencialidades didático-pedagógicas do jogo labirinto da matemática em alunos do oitavo ano
santanense. A pesquisa descritiva possui abordagem qualitativa, com observação participativa em contato
direto com os estudantes. Como resultados, a atividade lúdica promoveu o desenvolvimento de habilidades
matemáticas de forma divertida, desafiando os participantes a resolverem problemas que surgem à medida que
avançam pelo labirinto. Ao longo do percurso, os jogadores encontraram desafios com cálculos, onde
utilizaram cálculo mental. Esse formato incentivou o pensamento crítico e o raciocínio lógico, promovendo o
aprendizado de maneira dinâmica e interativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Oliveira, K. M. F. de ., Evangelista, D. H. R. ., & Evangelista, C. J. . (2025). LABIRINTO DA MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO E NA FORMAÇÃO DOCENTE. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3018

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>