ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DE JOGOS LÚDICOS: UMA ABORDAGEM INTERATIVA COM O JOGO DE DAMAS

Autores

  • Aline dos Santos Costa
  • Micaele dos Santos Costa
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista
  • Cristiane Johann Evangelista

Resumo

As atividades lúdicas baseadas em jogos são utilizadas para facilitar o ensino de matemática. O O
objetivo deste trabalho é descrever as potencialidades didático-pedagógicas do jogo de damas adaptado para o
ensino de frações em estudantes do sexto ano da Escola Therezinha Abreu Vita, em Santana do Araguaia,
durante as ações do PIBID. Utilizando papel EVA, pincéis e premiação para engajar os alunos, a atividade
exigia que os jogadores verbalizassem frações a cada jogada. Os resultados mostraram que a atividade ajudou
os alunos a identificarem e lerem frações com mais facilidade, tornando o aprendizado mais interativo e
prático. Concluiu-se que a abordagem lúdica é eficaz no ensino de frações, promovendo um ambiente de
aprendizado mais dinâmico. No entanto, mais atividades são necessárias para lidar com o déficit no
entendimento de frações, e futuras pesquisas podem explorar essa metodologia em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Costa, A. dos S. ., Costa, M. dos S. ., Evangelista, D. H. R. ., & Evangelista, C. J. . (2025). ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DE JOGOS LÚDICOS: UMA ABORDAGEM INTERATIVA COM O JOGO DE DAMAS. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3029

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>