SISTEMAS DE PRODUÇÃO FAMILIARES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA NOVA CANAÃ, JACUNDÁ-PA
Resumo
Esse trabalho desenvolvido através do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de
Licenciatura em Educação do Campo busca analisar os sistemas familiares de produção dos/as educandos/as
do 7º ano da Escola Nova Canaã e a educação do campo/escola como estratégias de reprodução
importantes para a Comunidade de Vila Limão. Tomando como base os subsistemas produtivos do
alunos do 7º do ensino fundamental e os conhecimentos e saberes dos alunos envolvidos nesses
processos. Tanto a educação como a agricultura familiar possuem diversos fatores que incitam essa
permanência. De início, se pode destacar, a valorização dos saberes locais e culturais, a partir dessa
perspectiva, o ensino de ciências quando pensando no modelo de ensino para escola do campo,
integra e utiliza os saberes tradicionais e do manejo da natureza em sala. Isso é de suma importância
para conservar as práticas e a cultura que é repassada através das gerações. A escola deve
reconhecer primeiramente e ensinar como base a realidade camponesa, para legitimar, guardar e
fortalecer essas vivências e práticas, e fazer com que os alunos estudem e possam dar valor ao que
vivem para querer tanto permanecer, quanto contribuir para o desenvolvimento da comunidade Os
resultados dessa pesquisa mostram a diversidade produtiva dos alunos e de suas famílias, e os vários
saberes envolvidos em todo os subsistemas, evidenciando a riqueza popular e local da comunidade
e como as novas gerações estão bem servidas desses conhecimentos históricos repassados de
geração em geração.