O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE NO PLANTIO DA BANANICULTURA COM OS ALUNOS DO 4º e 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Deicy Cirqueira do Rêgo
  • Joelson de Sousa Pereira
  • Maria Neuza da Silva Oliveira
  • Carlos Alberto Gaia Assunção

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos no segundo módulo de uma pesquisa desenvolvida no
âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da
UNIFESSPA. O objetivo geral é abordar aspectos pedagógicos no ensino de Ciências, promovendo a
interdisciplinaridade com ênfase no plantio de bananicultura no PA Gameleira, localizado no município de
Marabá, Pará, junto aos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém.A
partir da análise das práticas pedagógicas ofertadas, identificou-se a possibilidade de desenvolver novas
abordagens, considerando a realidade dos estudantes como fonte de conhecimento no ensino de Ciências e
Língua Portuguesa. O projeto adota a pesquisa como princípio educativo e inclui atividades de campo
focadas no cultivo da banana, complementadas por análise de literatura científica. Nas aulas práticas e de
campo, observou-se que a metodologia empregada dialoga com as vivências dos alunos e seus
conhecimentos sobre a agricultura familiar, sendo o plantio da banana um elemento central da economia dos
pequenos agricultores da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Rêgo, D. C. do ., Pereira, J. de S. ., Oliveira, M. N. da S. ., & Assunção, C. A. G. . (2025). O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE NO PLANTIO DA BANANICULTURA COM OS ALUNOS DO 4º e 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3048

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)