PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS COM MATEMÁTICAS E GÊNEROS TEXTUAIS EM CLASSES MULTISSERIADAS DE ESPAÇOS RURAIS DE MARABÁ-PA

Autores

  • Lucas Silva Pires
  • Carlos Alberto Gaia Assunção

Resumo

O presente resumo expandido resulta de uma pesquisa de intervenção metodológica por meio do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa de Intervenção Metodológica/PAPIM, intitulado a “práticas socioculturais com matemáticas nas escolas da zona rural de Marabá-PA”; vinculado à Pró-reitora de Ensino de Graduação/PROEG, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA. A docência na Educação do Campo requer o uso de competências formativas nas dimensões políticas e pedagógicas na preparação e no desenvolvimento das aulas. Essa demanda segue na linha da implementação de organizações de atividades didático-pedagógicas em relações com a realidade e as experiências das comunidades do campo na contextualização de organização de sua prática. Neste sentido, a Educação do Campo admite a possiblidade dessas proposições instituídas na articulação de eixos de formação com fulcro em saberes inerente às áreas de conhecimento que os docentes e discentes possam vivenciar nas práticas socioculturais campesinas, a partir das narrativas de suas histórias de vidas, por exemplo. O curso de Licenciatura em Educação do Campo como um ponto de chegada a essas perspectivas, foi implementado em várias Universidades do Brasil. Apontando para a relevância da realização de atividades acadêmicas como catalizadora do processo de ensino e aprendizagem na articulação dialogante entre ensino, pesquisa e extensão para além do espaço da universidade, admite princípios pedagógicos curriculares como: a formação contextualizada a realidade e as experiências das comunidades do campo como objeto de estudo e fonte de conhecimento (PPC/FECAMPO, 2014). O objetivo foi dar visibilidade a organizações didática no ensino de matemática a partir das narrativas de histórias de vida dos sujeitos da comunidade local. Ao analisar histórias de vida e trabalhos de um produtor percebe-se a importância de saberes matemáticos nas narrativas. Admitindo a concepção de práticas socioculturais com matemáticas, com base em Gaia e Guerra (2014), que estão relacionadas às atividades humanas que se realizam nos contextos das Etnocomunidades, cujas manifestações podem ser evidenciadas nos discursos orais, escritos e ou gestuais, isto é, com algumas características sociocomunicativas percebemos a importância de saberes matemáticos presente na vida de pessoas das comunidades rurais da região de Marabá-PA, com apoio do Projeto PAPIM/2016, refletimos sobre a importância de utilizar essas abordagens como fonte de conhecimento para análise de práticas com matemáticas usadas pelos sujeitos na zona rural.Portanto, usamos a narrativa para buscarmos indícios de práticas com matemáticas relativas para organizarmos sistemas de tarefas que podem ser usados no ensino escolar por docentes de escolas do campo. Cujo objetivo consiste em contribuir com reflexões para o ensino-aprendizagem em matemática de alunos zona rural de Marabá-PA a partir de narrativas obtidos na zona rural.  

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Pires, L. S., & Assunção, C. A. G. (2019). PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS COM MATEMÁTICAS E GÊNEROS TEXTUAIS EM CLASSES MULTISSERIADAS DE ESPAÇOS RURAIS DE MARABÁ-PA. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 2(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/698