CULTURA DA PRODUÇÃO DE FARINHA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ARTE EM UMA TURMA DE 7º ANO

Autores

  • Ederly Oliveira Machado
  • Lucas Silva Pires
  • Maria Neuza da Silva Oliveira
  • Carlos Alberto Gaia Assunção

Resumo

Este trabalho trata do desenvolvimento de uma atividade interdisciplinar problematizando a cultura
da produção de farinha de mandioca do Assentamento Patauá, município de Marabá - PA. Foi desenvolvido
na turma de 7º ano do Ensino Fundamental da EMEF Rachel de Queiroz, escola que se situa na comunidade
Patauá. O objetivo foi trabalhar os Componentes Curriculares Matemática e Arte, utilizando Grandezas e
Medidas e Releitura de Imagens a partir das etapas da produção de farinha. Os métodos utilizados foram
leituras, levantamento das práticas culturais da comunidade, entrevistas e análises de dados. O
desenvolvimento desta pesquisa mostrou que as práticas culturais podem ser trabalhadas como prática
didática em sala de aula utilizando a interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Machado, E. O. ., Pires, L. S. ., Oliveira, M. N. da S. ., & Assunção, C. A. G. . (2025). CULTURA DA PRODUÇÃO DE FARINHA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ARTE EM UMA TURMA DE 7º ANO. Seminário e rojetos e nsino (ISSN: 2674-8134), 8(1). ecuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/3045

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)