CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE DE MONITORIA VOLUNTÁRIA NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE TOPOGRAFIA NO PERÍODO LETIVO DE 2017.2
Resumo
A constante necessidade do incremento das disciplinas com práticas (interdisciplinaridade) vem sendo observada no decorrer dos anos de existência de curso de Bacharelado em Engenharia Civil para as disciplinas, sobretudo para a de Topografia.
A referida componente é de formação importantíssima na Engenharia Civil, devido as habilidades/competências associadas a esta disciplina que, segundo o Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, é a obtenção da “capacidade de modelagem e criticidade da realidade espacial, real ou virtual, conseguindo propor modelos de gestão do espaço” (OLIVEIRA et al., 2017, p. 92).
Diante do exposto acima, entende-se que a monitoria é uma alternativa para o auxílio do professor na elaboração e na realização de práticas relacionadas a esta importante disciplina para a melhor compreensão desta e da realidade da área.
Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo mostrar os resultados obtidos na turma de Topografia no período de 2017.2, que foi assistido pelo programa de monitoria da Unifesspa que está vinculado a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG).
Devido aos altos índices de reprovação e desistência dos discentes indígenas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Sul e Sudestes do Pará (Unifesspa), sobretudo nos cursos afins das áreas de Ciências da Natureza, foi regulamentado a seleção de monitores através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Diretoria de Planejamento e Projetos Educacionais (DPROJ), utilizando-se de recursos da ação Edital Monitoria Indígena – PNAES – PO 000, presente no PGO/2017 desta pró-reitoria.