CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE DE MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE NOÇÕES DE ARQUITETURA E URNANISMO NO PERÍODO LETIVO DE 2016.4

  • Eduarda Guimarães Silva
  • Antonio Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveira

Resumo

A constante necessidade do incremento das disciplinas com práticas (interdisciplinaridade) vem sendo observada no decorrer dos anos de existência de curso de Bacharelado em Engenharia Civil para a disciplina de Noções de Arquitetura e Urbanismo e isso chama a atenção dos docentes e da direção do Curso de Engenharia Civil. A disciplina Noções de Arquitetura e Urbanismo é ofertada no segundo período da matriz curricular do curso. A referida componente é de formação humanística básica na Engenharia Civil, inclusive preparatória para demais disciplinas, pois através dos croquis dá aos alunos uma noção de três dimensões necessárias ao bom desempenho no curso e durante os debates sobre o planejamento urbano traz aos alunos uma noção das dinâmicas e empasses encarados no desenvolvimento das cidades. Diante do exposto acima, o Curso de Engenharia Civil entende que a monitoria pode ser uma alternativa para o auxílio do professor na elaboração e realização de práticas relacionadas a disciplina e também na diminuição dos índices de reprovação na referida componente curricular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), trata a importância da atividade de monitoria, a mesma prevê que os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em atividades de ensino dentro da própria instituição (Brasil, 1996, Art. 84). No âmbito da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, o programa de monitoria está vinculado a Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG) a qual oferta bolsas de monitoria via edital especifico. Com base no que preconiza os editais da PROEG com respeito a seleção de monitores, entende-se que o monitor deve dar suporte as atividades desenvolvidas em sala de aula pelo Professor responsável pela disciplina auxiliando os discentes com dificuldades de compreensão do conteúdo ministrado em sala, além disso deve também dar suporte na elaboração e realização de atividades práticas fora de sala. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo mostrar os resultados obtidos na turma de Noções de Arquitetura e Urbanismo no período de 2016.4, que foi assistido pelo programa de monitoria da Unifesspa em comparação com a mesma disciplina ministrada em 2015.4, sem assistência do programa de monitoria.

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Publicado
2019-07-01
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Como Citar
Silva, E., & Oliveira, A. (2019). CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE DE MONITORIA NO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA DE NOÇÕES DE ARQUITETURA E URNANISMO NO PERÍODO LETIVO DE 2016.4. Seminário De Projetos De Ensino (ISSN: 2674-8134), 2(1). Recuperado de https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/spe/article/view/599