O ENSINO DO LUGAR COMO MEDIAÇÃO ENTRE ESPAÇO VIVIDO E PERCEBIDO
Abstract
A aprendizagem do conhecimento geográfico – no âmbito escolar – tanto por crianças,
adolescentes e adultos, necessita que o aluno desenvolva a aprendizagem a partir da construção de
generalizações, ou seja, a partir da aprendizagem dos conceitos geográficos, constrói-se um conteúdo da
realidade, assim, estabelece o ato de pensar determinado assunto ou conteúdo de forma reflexiva. Essa ação
cognitiva não só elabora como reproduz uma abstração da realidade, fundamental para o desenvolvimento
dos processos mentais (VYGOTSKY, 1989).
Considera-se ainda que o processo de generalização cognitiva se dê em condições individuais,
partindo da singularidade para processo de generalização, da unidade de abstração à formação de conceitos
(DAVÝDOV, 1982 apud COUTO, 2011).
Segundo Marcos Couto (2011) o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de conceitos
permite desenvolver as habilidades intelectuais, como, atenção voluntária, memória lógica, capacidade de
diferenciação, classificação, análise, síntese, abstração, essenciais para a construção de conceitos,
particularmente, os conceitos básicos da Geografia (lugar, paisagem, território, região).
Sendo assim, o ensino da Geografia a partir dos conceitos geográficos, no caso deste trabalho o
conceito lugar, fundamentado na teoria do significado dos conceitos de Vygotsky, possibilita a compreensão
da realidade do aluno a partir da leitura do lugar, também, do desenvolvimento do pensamento prático
reflexivo (ZABALA, 1989).
É possível então, a partir de metodologias de ensino, fundamentadas da teoria dos conceitos,
desenvolver uma aprendizagem em que alunos e alunas construam conceitos geográficos de forma autônoma
e desenvolvam habilidades de observação, análise e reflexão?
No propósito de desenvolver propostas metodológicas no ensino de Geografia que promovam a
aprendizagem dos conceitos geográficos por alunos e alunas do ensino fundamental de escolas municipais do
município de Marabá-PA, definimos os seguintes objetivos da pesquisa:
• Conduzir alunos e alunas ao desenvolvimento e análise das diversas possibilidades de
observação e representação do lugar vivido;
• Testar atividades de duplo estímulo com alunos e alunas, para que os mesmos consigam
analisar empiricamente as transformações do lugar em que vivem.
• Estimular o desenvolvimento psíquico e intelectual dos alunos e alunas para que construam
de forma autônoma o conceito lugar, consequentemente, desenvolver a noção espacial e a representação
cartográfica dos diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas e imagens fotográficas