Sistema de tarefas para o ensino de aritmética a partir de narrativas de sujeitos do campo
Palavras-chave:
Ensino de matemática, Práticas sociais, Narrativas, AritméticaResumo
O objetivo deste artigo consiste em apresentar a organização de um conjunto de tarefas para o ensino de Aritmética a partir de narrativas decorrentes de práticas socioculturais do homem do campo. As atividades de pesquisa foram realizadas no horário de aula com uma turma de oito estudantes do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental da Escola Duque de Caxias, no município de Bom Jesus do Tocantins-PA. Foi realizada uma entrevista com dois trabalhadores rurais sobre suas práticas sociais agrícolas e história de vida, mediante as quais organizamos os textos narrativos. Estes serviram de aporte para a organização de tarefas na referida escola. Utilizamos os aportes teóricos de Chevallard (1996), para tratar sobre a noção de tarefas; para a concepção de narrativas no ensino de Matemática, utilizamos as ideias de Cruz (2018); para os princípios da Educação do Campo, apoiamo-nos em Caldart (2002) e Arroyo (2007). Os resultados indicam que podemos pensar os sistemas de tarefas a partir da articulação e valorização entre o saber matemático em uma determinada prática social. Devido à carência de materiais didáticos para o ensino de Matemática nas escolas do campo, sugerimos a possibilidade de organização de sistema de tarefas a partir das práticas sociais inerentes ao contexto do campo, em que se valorizem os saberes, os afetos, os valores, a cultura presente nas mais diferentes atividades e ações realizadas pelos sujeitos do campo.
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