Políticas públicas de educação do campo: reflexões sobre o Pronacampo

Autores

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação do Campo, Pronacampo

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre políticas públicas de Educação do Campo a partir de um estudo sobre o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), indicando os principais aspectos do programa e suas intenções para formação dos sujeitos do campo. Destacamos a importância das políticas públicas construídas com os povos do campo a partir da mobilização das organizações e dos movimentos sociais como protagonistas na luta pela terra e por igualdade de condições no acesso à educação pública. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental, tendo, entre as fontes, artigos, legislações, portarias e decretos, assim como alguns referenciais sobre Educação do Campo no Brasil. Como resultado deste estudo, pretendemos reforçar a disputa hegemônica em torno dessas políticas, sobretudo, entre Estado, movimentos sociais populares e agronegócio, e os desafios em curso para os movimentos sociais camponeses, nas suas organizações coletivas e no encaminhamento de suas demandas. 

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Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado II na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Pedro Clei Sanches Macedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Técnico em Assuntos Educacionais no IFAP – Instituto Federal do Amapá. Membro do grupo de Pesquisa Educação do Campo, Movimentos Sociais e Pedagogia da Alternância na UFRRJ.

Guilherme Goretti Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares pela UFRRJ.

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Publicado

2020-06-27

Como Citar

BICALHO, .; MACEDO, . C. S.; RODRIGUES, . G. Políticas públicas de educação do campo: reflexões sobre o Pronacampo. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 19–32, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1238. Acesso em: 21 nov. 2024.