Políticas públicas de educação do campo: reflexões sobre o Pronacampo
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação do Campo, PronacampoResumo
Este trabalho apresenta reflexões sobre políticas públicas de Educação do Campo a partir de um estudo sobre o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), indicando os principais aspectos do programa e suas intenções para formação dos sujeitos do campo. Destacamos a importância das políticas públicas construídas com os povos do campo a partir da mobilização das organizações e dos movimentos sociais como protagonistas na luta pela terra e por igualdade de condições no acesso à educação pública. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica e documental, tendo, entre as fontes, artigos, legislações, portarias e decretos, assim como alguns referenciais sobre Educação do Campo no Brasil. Como resultado deste estudo, pretendemos reforçar a disputa hegemônica em torno dessas políticas, sobretudo, entre Estado, movimentos sociais populares e agronegócio, e os desafios em curso para os movimentos sociais camponeses, nas suas organizações coletivas e no encaminhamento de suas demandas.
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